em trabalho de campo / fieldwork

Sr. Armando Nunes Pedro, aluno da Universidade Sénior de Vila de Rei
(03-12-2019)

Desde Maio 2019 o projecto MRIR tem vindo a realizar entrevistas junto dos alunos das Universidades Seniores de Proença-a-Nova, Mação, Vila de Rei e Sertã.

.

***

Protocolo de entrevista

Esta entrevista insere-se no projecto de investigação: “Memórias Resgatadas: Percursos de Escolarização, Identidades e Dinâmicas Educativas Locais” – MRIR, coordenado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, e destina-se a produzir um arquivo de memórias sobre a relação das populações do Pinhal Interior Sul com a escola e a cultura escolar. Interessa-nos recolher testemunhos e histórias de vida que ilustrem percursos de educação, formação e de exercício da profissão docente que se tenham desenrolado nesta zona geográfica, tendo em conta que cada indivíduo poderá situar-se numa das seguintes categorias:

  1. Professores do ensino primário e secundário;
  2. Indivíduos que tenham completado a instrução básica e/ou secundária;
  3. Indivíduos que tenham frequentado a escola sem concluírem a escolaridade básica;
  4. Indivíduos que não tendo frequentado a escola, adquiriram competências de literacia por meios alternativos à escolarização formal.

NOTA: No caso de não se identificar com nenhuma das opções acima referidas, indique-nos a sua situação específica e procure responder de acordo com a sua trajectória particular. Sempre que necessário solicite esclarecimentos junto dos investigadores do projecto.

No caso de a sua profissão estar relacionada com a Educação (professor do ensino primário ou secundário/superior) indique os locais onde exerceu as suas actividades (datas, locais, níveis de ensino). Será contactado em data posterior à resposta ao presente guião.

Solicitamos àquelas pessoas que optarem responder a esta entrevista em formato de papel (resposta manuscrita) que, no caso de necessitem de utilizar mais espaço para redigir as suas respostas do que aquele que vos é facultado neste documento, anexem, para o devido efeito, o número de folhas de papel que entendam, desde que devidamente identificadas e numeradas segundo a ordem das perguntas a que essas mesmas respostas correspondem. 

.

Guião de Entrevista

1. Identificação do entrevistado

Nome (poderá ser utilizado pseudónimo/nome fictício):

Naturalidade:

Nacionalidade:

Género (assinale com X a sua opção): Masculino ___ Feminino___              

Data de nascimento (dia/mês/ano):  ___/ ___/___

Estado Civil:

Contactos (estes contactos são confidenciais):

Telefone e/ou Telemóvel: ____  E-mail: ___

Residência actual (indique a sua morada):

Habilitações literárias / nível de escolaridade (assinale com X a sua opção):

Frequentou a escola? Sim___Não___

Se frequentou a escola indique, por favor, o nº de anos de escolaridade, locais e datas:

Indique qual das opções corresponde ao seu caso (assinale com X a sua opção):

Opção a) Professores do ensino primário e secundário

Opção b) Indivíduos que tenham completado a instrução básica e/ou secundária

Opção c) Indivíduos que tenham frequentado a escola sem concluírem a escolaridade básica

Opção d) Indivíduos que não tendo frequentado a escola, adquiriram competências de literária por meios alternativos à escolarização formal

2. Agregado familiar

Habilitações literárias dos pais:

Nível de escolaridade do pai:

Nível de escolaridade da mãe:

Nº de irmãos (idades, género e nível de escolaridade):

Nº de filhos (idades, género e nível de escolaridade):

3. Percurso escolar

a) “O 1º dia de escola”

– Lembra-se do primeiro dia em que foi à escola? Pode relatar esse acontecimento? Recorda-se da idade que tinha? (sempre que possível indique locais e datas aproximadas).

– Lembra-se da roupa que usou nesse dia? O que levou consigo para a escola?

– Qual era o nome da escola, localidade (aldeia, vila, etc.)?

– Como era o edifício da escola? (características físicas, equipamentos, condições de trabalho na escola, paisagem).

– Lembra-se dos seus companheiros de escola? Quantos alunos tinha a sua escola? Que amigos de escola recorda?

– Houve algum episódio particular que recorda neste primeiro dia de contacto com a escola?

b) O professor primário

– Lembra-se do seu professor/professora? (Nome; Que tipo de professor(a)? (Ex: diplomado; regente, laico, religioso, etc.).

– O que recorda da sua relação com o(a) professor(a) primário? Foi sempre o mesmo professor(a), ou foram vários? Acha que era um bom, ou mau, professor(a) e porquê? 

– O professor aplicava castigos? Que tipo de castigos? E incentivos, prémios, recompensas pelo desempenho dos alunos?

– Considera que o seu professor(a) teve influência na sua vida futura? De que modo?

– Como descreveria o relacionamento dos alunos com o professor/professora? Qual era a imagem do professor(a), em geral, para os alunos? O que pensava a sua família sobre o(a) professor(a)?

– Houve algum professor(a) que o tenha marcado particularmente ao longo do seu processo de escolarização? Porquê?

– Houve algum professor(a) (ou outra pessoa) que o tenha incentivado a prosseguir os estudos? Ou houve alguma circunstância que o tenha impedido, ou desmotivado, a prosseguir os estudos?

c) Quotidiano escolar

Como era o quotidiano (as rotinas) na Escola? Sempre que possível, forneça o maior número de informações detalhadas a respeito dos seguintes elementos:

Distância de casa à escola (trajecto, transportes, localidades e km percorridos); Horário escolar (entrada e saída da escola); Alimentação (o que era o pequeno almoço, o almoço, a merenda?); Entrada na sala de aula (hábitos diários e regras); Aspecto físico da sala de aula (quadros, carteiras, mapas, janelas, portas, etc.); Materiais didácticos utilizados no ensino (lousas, cadernos, lápis, livros, manuais, etc.); Intervalos e/ou recreios (tempo de recreio e brincadeiras ou jogos mais frequentes); Instalações da escola (edifício, zonas envolventes, sanitários, refeitórios, recreio, sala de aula);

Tem na sua posse objectos e/ou materiais do seu tempo de escola que possa disponibilizar? (assinale a sua opção com X): Sim__Não__

Se respondeu “sim”, indique os materiais que possui (assinale com X): Desenhos /Cadernos /Livros /Mapas /Provas de exame /Redacções /Ditados /Sebentas /Certificados /Prémios /Réguas /Palmatórias. Outros (quais?):

Tem conhecimento de alguém que tenha guardado, ou que seja proprietário, de algum tipo de materiais escolares? (assinale com X): Sim__Não__ Se respondeu “sim”, indique quem:

Tem na sua posse, ou tem acesso, a algumas fotografias que possa disponibilizar? (assinale com X): Sim__ Não__Se respondeu “sim”, indique quais os tipos de fotografias que possui (assinale com X): Imagens de edifícios / Imagens de equipamentos e artefactos (carteiras, quadros, materiais didácticos, mapas, réguas, etc.) / Imagens de salas de aula, retratos de professores e alunos, de brincadeiras no recreio, jogos, festas, romarias, campeonatos, encenações teatrais, etc. / Imagens de artefactos usados no recreio e na sala de aula (réguas, palmatórias, etc.) / Filmes, vídeos.

d) Processo de escolarização

– Durante quantos anos frequentou a escola? Repetiu algum ano? (Motivos).

– Como era a relação dos alunos entre si? Os rapazes e as raparigas brincavam juntos? As aulas eram separadas ou juntas? Número de rapazes e raparigas na sua escola?

– Lembra-se se havia diferenças sociais, ou económicas, entre os colegas da sua classe? E na escola em geral?

– Havia alguma tipo de apoio social na escola que frequentou? (Ex: alimentação, vestuário, aquecimento). Descreva esse apoio e quem o fornecia.

 – Como eram vividas, na sua escola, as épocas festivas (Natal, Carnaval, Páscoa)? Qual a relação entre essas celebrações e as tradições culturais da comunidade local (Ex: actividades agrícolas, festividades religiosas, costumes e rituais populares)?

– Lembra-se se existia algum tipo de actividade na escola durante os períodos de férias escolares? Se sim, exemplifique.

– Recorda algum episódio que o tenha marcado durante o seu percurso na escola primária? 

– Qual era a importância da escola primária para a sua aldeia (vila)?

– Se tivesse tido oportunidade de estudar mais, o que gostaria de ter seguido? Por que razão isso não se concretizou?

e) Currículo escolar

– Como decorriam os rituais escolares? (as idas ao quadro, as provas escritas, os ditados, os exames…).

– Qual era a sua disciplina preferida? E aquela de que menos gostava?

– Lembra-se de alguma matéria, ou de algum episódio que o tenha marcado?

– Recorda-se dos métodos de ensino utilizados? (na aprendizagem da escrita e na leitura, na matemática).

– Lembra-se de algum livro em particular? Houve alguma história, lenda, personagem de que nunca se tenha esquecido?

– Considera que foi bom aluno(a)? 

4. Percurso profissional

Qual é a sua situação actual (assinale com X): 

Activo__Reformado /Aposentado__Desempregado__Outra (qual?):

– Qual é, ou foi, a sua área de actividade principal? (agrícola, comercial, industrial, nos serviços, doméstica). Indique as instituições em que exerceu essas actividades, se aplicável.

– Modalidade de trabalho (trabalhador por conta própria, trabalhador por conta de outrem). Indique cargos ou funções exercidas.

– Em que local, ou locais, a exerceu? Indique o contexto profissional (em meio rural, em meio urbano), as zonas geográficas (no país, nas ex-colónias portuguesas em África, no estrangeiro).

– Com que idade começou a trabalhar? Como surgiu esse trabalho?

– A educação escolar teve alguma influência na escolha da sua carreira profissional?

5. Processos de formação experiencial (percursos de aprendizagem ao longo da vida)

– Caso não tenha frequentado a escola, explique com quem é que aprendeu a ler e a escrever. (Ex: através de um familiar, professor particular, vizinho, amigo, padre, aprendeu por si próprio, etc.)

– Como é que aprendeu a ler, a escrever e a contar? (sistema de aprendizagem, método).

– Quais os materiais que eram usados na aprendizagem da leitura e da escrita? (livros, jornais, catecismos). Outros materiais? (indique quais).

– Como decorreu a sua formação ao longo da vida? (a aquisição de saberes e competências efectuados fora da escola).

– Que importância teve a família, a sociedade (a comunidade) e/ou a profissão para a aquisição desses saberes e competências? Há algum momento ou episódio que queira destacar?

– Quem foram os indivíduos (ou as instituições) que tiveram mais importância na aquisição desses saberes?

– Comparando com as pessoas que foram à escola, como considera a sua trajectória de formação fora da “educação formal” (instrução e educação adquirida exclusivamente através da escola)?

– O que foi para si a “escola da vida”? Olhando para trás que momentos considera mais importantes na sua aprendizagem até à idade adulta?

– Quais as principais diferenças entre o seu percurso de aprendizagem (informal) e o das pessoas da sua geração que frequentaram a escola?

6. Memórias sobre a Escola, Instrução e Educação

– Lembra-se da opinião que a sua família tinha sobre a escola? Era importante que fosse à escola? Que tivesse bom aproveitamento?

– Quais os elementos do agregado familiar que frequentaram a escola? Quem foi à escola, e quem ficou em casa? (pais, irmãos, tios, primos).

– As pessoas do agregado familiar que não foram à escola aprenderam a ler, a escrever e a contar? Como? Através de que meios?

– Quais as expectativas que tinha da escola (enquanto criança)? O que representava para si, ir à escola?

– Que “futuro” imaginava para si? (O que queria ser quando fosse “grande”?).

– Quais são as maiores diferenças que aponta entre a “escola” do seu tempo e a “escola” dos seus filhos/netos?

– Se tivesse que assinalar um ponto de viragem na transformação do modelo escolar, qual seria esse momento? Esclareça a sua resposta. Ex: alterações nos métodos de ensino, na organização das instituições educativas, nos materiais didácticos, no currículo, na relação entre alunos e professores, no envolvimento das famílias na escola, etc.).

Agradecemos desde já a sua resposta e participação no Projecto MRIR.

Bem-hajam!

A equipa MRIR, Maio 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *