Livro do Dia 1: “Baloiçando”

Título: Baloiçando: Leituras para a 2ª Classe do Ensino Primário Elementar – aprovado oficialmente no Diário do Govêrno de 24-8-1934.

Autor: Alfredo Fernandes (Professor da Escola Comercial Rodrigues Sampaio, Lisboa).

Publicação: Lisboa: Livraria Bertrand.

Capa do Livro
FONTE: Espólios & Arquivos (pessoais): António Manuel Martins Silva

Ao Professorado

Os trechos deste livro não foram imaginados ou escolhidos ao acaso, nem dispostos por ordem de conveniência tipográfica. Obedeceram ao plano seguinte: Uma criança da cidade, como prémio da sua aplicação no ano anterior, vai passar um ano à aldeia; é posto em contacto com a natureza e com as coisas da vida, e, tendo-se em vista os seus interesses e as suas tendências, são-lhe ministrados, além doutros conhecimentos, aqueles que a criança adquire, por experiência, na aldeia, segundo a ordem das estações do ano.

Comecei pelo Outono, visto que é nesta estação que principia o ano lectivo. Assim, os trechos serão duma oportunidade flagrante, como pode verificar-se pela simples consulta do índice.

Este livro é a continuação da Vida Infantil. Como prémio do meu trabalho, se ele algum merece, bastar-me-ia o vosso aplauso e o das crianças.

Lisboa, 21 de Maio de 1933

O AUTOR