As muitas vidas de uma escola primária…

O presente mês de Maio será consagrado às Escolas Primárias e às suas muitas vidas: ao longo dos tempos e das gerações. Nas últimas duas décadas, as Escolas Primárias de aldeias e pequenas vilas situadas nos Concelhos de Sertã, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Mação foram sendo desactivadas e transformadas em associações culturais locais, em clubes recreativos, em espaços de lazer e convívio para a população senior residente, em cafés e mercearias, em galerias de exposição e oficinas de artes e ofícios, ou em laboratórios de gastronomia regional. Em outros casos, foram compradas por particulares e remodeladas como casas de habitação. São também em grande número os exemplos de edifícios que outrora serviram funções educativas, mas que nos últimos anos caíram completamente em ruína, ou se encontram atualmente em avançado estado de degradação e visível abandono. Em outros casos (pese embora mais raros), a Escola Primária da aldeia deu lugar a um Museu Escolar, como se a Escola hoje mais não fosse do que uma espécie de memória cristalizada no tempo e no espaço, mas sempre pronta a dar-nos ainda uma última lição de História.

Escola Primária da Isna de São Carlos (Sertã)
1º Convivio de Homenagem à Professora Celeste Morgado
Fotografia: Romão Lourenço (2000)
Espólios & Arquivos (pessoais): António Martins Gil Dias