Escola Primária de Seada

A aldeia de Seada (Fundada, Vila de Rei), conheceu duas escolas primárias: a ‘escola antiga’ começou por funcionar num edifício particular (casa de habitação), sendo mais tarde transferida para um novo edifício construído para o efeito. Embora destituída da sua função inicial, a ‘escola nova’ encontra-se atualmente em bom estado de conservação. Após a extinção da sua actividade lectiva, o edifício foi colocado em Hasta Pública pela Câmara Municipal de Vila de Rei. Discordando desta medida, a população local constituiu uma associação cultural e manifestou junto das autoridades competentes a vontade de manter e preservar aquelas instalações escolares para fins culturais e recreativos dos moradores daquela localidade que hoje conta com cerca de 18 pessoas, todas elas com idades compreendidas entre os 60 e os 100 anos.

Seada (Vila de Rei)
Foto: Helena Cabeleira
Antiga escola primária de Seada (fachada)
Foto: Helena Cabeleira