Escola Primária de Cardigos

A Escola Primária de Cardigos (Concelho de Mação), é uma das poucas escolas da região a manter ainda a sua actividade lectiva, como jardim de infância e escola do 1º ciclo do ensino básico.

Escola Primária de Cardigos
Foto: António Manuel Martins Silva
Desenho de aluno da Escola Primária de Cardigos.
Foto: António Manuel Martins Silva

Enquanto muitas escolas em ambiente rural vão encerrando por falta de crianças, as instalações da Pré-Escola e da Escola do 1.º Ciclo de Cardigos, frequentadas no ano lectivo de 2019/20 por 27 crianças, vão ser objecto, a curto prazo, de melhoramentos significativos: a cobertura (telhado) vai ser substituída, vão ser construídas ligações interiores entre as salas e o refeitório a fim de evitar que os alunos necessitem de sair do edifício para tomarem as refeições, os espaços exteriores vão ser remodelados, a instalação eléctrica modernizada, as canalizações substituídas…

De salientar que as previsões de frequência para o próximo ano lectivo são de estabilidade, com ligeiro aumento. Pela primeira vez em muitos anos, é provável que uma criança da freguesia frequente o ensino doméstico, uma modalidade de ensino  normal em muitos países e, outrora, também habitual em Portugal, embora pouco conhecida do grande público.

Texto e fotos de arquivo de António Manuel Martins Silva, 25.10.2019

Foto: António Manuel Martins Silva
Escola Primária de Cardigos, 1961 (?), A segunda Classe.
FONTE: “50 ANOS DEPOIS,O REGRESSO À PRIMÁRIA DE CARDIGOS!”, por António Colaço

Em Setembro de 2020, a escola primária de Cardigos foi alvo de obras de requalificação, tendo sido consideravelmente ampliada na sua estrutura para acolher as cerca de 30 crianças inscritas nas valências de Jardim-de-Infância e 1º Ciclo de Ensino Básico. Esta é uma das duas escolas que se encontram em funcionamento no ano lectivo de 2020-21, no Concelho de Mação.

Foto: Helena Cabeleira

Anteriormente à existência desta escola primária, existiu em Cardigos uma ‘antiga escola’, que funcionou num edifício (casa particular) situado no centro da aldeia, na Praça José de Oliveira Tavares Júnior.

Antiga escola primária de Cardigos
Antiga escola primária de Cardigos