A Escola Primária de Cardigos (Concelho de Mação), é uma das poucas escolas da região a manter ainda a sua actividade lectiva, como jardim de infância e escola do 1º ciclo do ensino básico.
Enquanto muitas escolas em ambiente rural vão encerrando por falta de crianças, as instalações da Pré-Escola e da Escola do 1.º Ciclo de Cardigos, frequentadas no ano lectivo de 2019/20 por 27 crianças, vão ser objecto, a curto prazo, de melhoramentos significativos: a cobertura (telhado) vai ser substituída, vão ser construídas ligações interiores entre as salas e o refeitório a fim de evitar que os alunos necessitem de sair do edifício para tomarem as refeições, os espaços exteriores vão ser remodelados, a instalação eléctrica modernizada, as canalizações substituídas…
De salientar que as previsões de frequência para o próximo ano lectivo são de estabilidade, com ligeiro aumento. Pela primeira vez em muitos anos, é provável que uma criança da freguesia frequente o ensino doméstico, uma modalidade de ensino normal em muitos países e, outrora, também habitual em Portugal, embora pouco conhecida do grande público.
Texto e fotos de arquivo de António Manuel Martins Silva, 25.10.2019
Em Setembro de 2020, a escola primária de Cardigos foi alvo de obras de requalificação, tendo sido consideravelmente ampliada na sua estrutura para acolher as cerca de 30 crianças inscritas nas valências de Jardim-de-Infância e 1º Ciclo de Ensino Básico. Esta é uma das duas escolas que se encontram em funcionamento no ano lectivo de 2020-21, no Concelho de Mação.
Anteriormente à existência desta escola primária, existiu em Cardigos uma ‘antiga escola’, que funcionou num edifício (casa particular) situado no centro da aldeia, na Praça José de Oliveira Tavares Júnior.