Escola Primária de Vila de Rei

A Escola Primária de Vila de Rei, datada de 1960, serve hoje as funções de casa mortuária daquela vila. Numa notícia publicada no jornal Público (em 19 de Fevereiro de 2017), podia ler-se: “Vila de Rei tem falta de gente jovem. Em contrapartida, é um concelho envelhecido, com uma das mais elevadas taxas de mortalidade do país. Por isso, um dos equipamentos de que mais carece é uma capela mortuária para velar os seus mortos. Sintomaticamente, são os locais outrora dos mais novos que agora são destinados aos mais velhos…”.

Segundo outra notícia do jornal Médio Tejo, antes de 2017 esta antiga escola já tinha sido utilizada como residência para estudantes mas, após desocupada durante seis anos, acabou por ser alvo de obras de remodelação, uma vez que “na sede do concelho ainda não havia espaço apropriado para velórios e missas fúnebres”.

São, aliás, vários os exemplos de escolas primárias do Concelho de Vila de Rei que hoje cumprem a função de capela e/ou casa mortuária.

Escola Primária de Vila de Rei
Fotos: Helena Cabeleira
Escola Primária de Vila de Rei – vista sobre a porta de entrada de uma das duas salas de aula do edifício
Escola Primária de Vila de Rei – detalhe da fachada