Escola Primária dos Vales

A escola primária dos Vales (Freguesia de Cardigos, Concelho de Mação), é hoje um local de convívio de antigos(as) ex-alunos(as) residentes naquela aldeia.

Escola Primária de Vales, Cardigos (Mação)
Foto: António Manuel Martins Silva

Existiram, no entanto, outros edifícios particulares que albergaram as funções de escola primária nesta aldeia, como a escola masculina (anos 1940), pertencente a um particular, que entretanto transformou o antigo edifício (casa-escola) num barracão.

Antiga escola masculina de Vales, anos 1940
Foto: Digitalização de António Manuel Martins Silva
De escola a barracão (antiga escola masculina de Vales, em 2019)
Fotos: António Manuel Martins Silva

INAUGURAÇÃO DA “ESCOLA NOVA”

Há muito que os VALES já possuíam Escola Primária. A primeira funcionou num edifício anexo à casa do Sr. Luís “da Ana”, onde hoje é o cruzamento entre as ruas Grande e a do Passadiço. Depois, na década de 1920, Pedro da Silva, proprietário da “Camisaria Confiança”, na Rua Augusta (em Lisboa), mandou construir um edifício que hoje constitui um anexo da casa que foi do Sr. Aníbal Alves de Oliveira e que passou a constituir a escola masculina.

Em 1947, foram construídas novas instalações num modelo Plano dos Centenários, com duas salas, inauguradas no tempo da Professora ALCINA TAVARES PORTELA, e noticiada no jornal “O CONCELHO DE MAÇÃO”. A Comissão de Melhoramentos de Vales era constituída pelos senhores MANUEL FARINHA, LUIZ da SILVA, JOÃO MENDES da SILVA e ALFREDO LUIZ.

De recordar que a esta escola foi acrescentada um Jardim Pré-Escolar nos anos 90. Acabou tudo por encerrar no final do ano Lectivo de 2006/07.

(Texto e fotos de arquivo de António Manuel Martins Silva)

Página do jornal: O Concelho de Mação
Foto: Digitalização de António Manuel Martins Silva
Escola Primária de Vales.
Foto: Digitalização de António Manuel Martins Silva
Escola Primária de Vales, freguesia de Cardigos, concelho de Mação (edificio atual).
Foto: António Manuel Martins Silva
Escola Primária de Vales (vista traseira, recreio).
Foto: António Manuel Martins Silva.
Fotos: António Manuel Martins Silva, 2007
Notícia publicada no jornal regional de Mação: Voz da Minha Terra, 25-07-2007