Escola Primária de Proença-a-Nova

Projetado em 1932 pelo arquiteto Francisco dos Santos, da Direção dos Serviços Nacionais do Sul, o edifício comportava dois pisos, com seis salas, gabinete de professores, museu e três recreios cobertos. Pela necessidade de albergar mais turmas, este edifício foi alvo de sucessivas ampliações ao longo dos tempos. Em 2010 foi convertido em Centro Educativo através de profundas obras de recuperação e adaptação. A fachada da antiga escola primária e a escadaria de madeira (dois dos elementos característicos do edifício), foram preservados. De resto, todo o miolo foi renovado, dando origem a um centro educativo funcional e cheio de cores, onde foram concentradas turmas, antes dispersas, por vários estabelecimentos.

Foto: in Muitos Anos de Escolas: Ensino Primário, 1941, Vol. I – Edifícios para o Ensino Infantil e Primário até 1941. Ministério da educação / Direção Geral da Administração Escolar. Lisboa, 1990
Foto: Página de internet do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, em 2020