Escola Primária da Cumeada

A Escola Primária da Cumeada, Concelho de Sertã, é uma das poucas escolas ‘antigas’ que ainda se encontra em actividade no ano lectivo de 2020-21. Antes da data de inauguração deste novo edifício escolar em 1968, existiam nesta povoação duas escolas primárias, uma masculina e outra feminina, mas ambas arderam no incêndio que assolou a região da Sertã no Verão de 2019, encontrando-se atualmente em ruínas.

O Sr. José Farinha, residente na Cumeada, ao lembrar os tempos em que frequentou a escola masculina (entre 1950-55) refere que esta antiga escola masculina funcionava numa “casa alugada”, tendo encerrado em 1956. A propósito da sua Professora Maria dos Anjos Patrício (residente na Roda da Cumeada e familiar do Cónego Patrício), o Sr. José Farinha recorda ainda: “…houve um dia em que levei 14 reguadas, todas bem dadas”. Refere ainda que o Professor Gil Oliveira chegou a lecionar nesta escola masculina e que “era velhaco como tudo!”. No seu tempo, este mesmo professor dava aulas na Escola da Carvalha (Vila de Sertã) onde os alunos das escolas de aldeia iam fazer o exame da 4ª classe. A propósito de um episódio decorrido no dia do seu exame, e que envolveu outro colega seu a quem toda a gente na aldeia reputava de ser “o mais burro”, o Sr. José Farinha lembra a humilhação da sua professora – que “era uma santa” – por parte desse professor Gil que, após confirmada a reprovação do tal colega de escola, se dirigiu à professora dizendo-lhe: “…vejo que a minha régua faz muita falta na sua escola!” [Testemunho oral, datado de 4 de Setembro de 2020].

Escola Masculina da Cumeada
Escola Feminina da Cumeada