Escola Primária da Carvalha

A Escola Primária ‘da Carvalha’ é, assim, habitualmente designada pelos locais, pelo facto de esta situar-se dentro do Parque da Carvalha, Concelho de Sertã. Começou por funcionar como uma Escola Conde Ferreira (ensino primário particular), tendo depois passado ao estatuto de escola pública. Em 2009-13 o edifício foi objecto de um projecto de recuperação por parte da Junta de Freguesia da Vila da Sertã, sendo que a execução da obra foi levada a cabo entre 2013-17. Hoje encontra-se ali instalada a Junta de Freguesia da Sertã.

Segundo o testemunho do Professor José Nunes – antigo aluno desta escola e atual Presidente da Junta – em 1974 frequentavam esta escola cerca de 50 a 60 alunos, distribuídos por duas salas, onde lecionavam então a ‘Dona Augusta’ e o seu esposo, o Professor Gil Oliveira. Este último era, aliás, conhecido nesta região pela austeridade e rispidez com que tratava quer os alunos, quer os seus colegas de profissão (sobretudo os novatos). Ou, pelo menos, é nestes termos que o lembram alguns dos seus antigos alunos com quem tivemos oportunidade de contactar, quer na Vila da Sertã, quer na aldeia da Cumeada onde este mesmo professor também lecionou numa escola masculina que ali existia na década de 1950.