Escola Primária de Vale do Grou

A Escola Primária de Vale do Grou, Concelho de Mação, encontra-se hoje em ruínas e em estado de total degradação. Em conversa com um grupo de moradores locais, todos eles com idades compreendidas entre os 70 e os 90 anos (em 2 de Setembro de 2020), foi possível apurar que esta escola funcionou desde o tempo da República até ao final dos anos 1960. Terá sido construída por um senhor que habitava na aldeia de Santos com o intuito de ali fixar a sua filha quando esta concluiu a sua formação e se tornou professora. Segundo o relato de um dos moradores, nesta escola também lecionou durante algum tempo uma senhora professora que ficaria conhecida pelo facto de ser mãe de Vera Lagoa (ou Maria Armanda Pires Falcão) que, aliás, passou uma boa parte da sua infância nesta aldeia enquanto acompanhava a sua mãe nessas lides docentes.

Posteriormente, sabe-se que um particular comprou o edifício à Câmara Municipal tendo ali montado umas instalações para a criação de gado, nomeadamente, porcos. Nos dias de hoje, esta antiga escola já não desempenha a função de pocilga, nem são visíveis as marcas dessa ocupação até pela inacessibilidade do local onde se encontram as suas ruínas.