Instituto Vaz Serra

O Instituto Vaz Serra, situado em Cernache do Bonjardim (Concelho de Sertã), é uma escola particular onde são lecionados os graus de ensino: 2º Ciclo, 3º Ciclo, Secundário, Profissional e outros (Qualifica).

Os edifícios mais antigos do Colégio Vaz Serra foram fundados pelo Comendador Libânio Vaz Serra, em 19 de Julho de 1950. O externato iniciou o seu funcionamento no ano de 1950, mas o edifício do internato só se concluiu por volta de 1959. Contudo, havia uma residência familiar que albergava já alguns alunos. Nascido em 1891, o Comendador Libânio Vaz Serra dedicou-se à filantropia e benemerência, tendo fundado o Colégio com o objectivo de implementar um ensino de qualidade que pudesse proporcionar a oportunidade de acesso ao ensino e a melhoraria das condições de vida dos seus conterrâneos. Foi graças à acção deste benemérito que Cernache do Bonjardim alcançou um índice de desenvolvimento educacional acima da média regional, sendo que ainda hoje é notório o papel desempenhado pelo Instituto Vaz Serra como um dinamizador cultural e económico desta região. O IVS funciona no edifício do antigo internato, é uma escola do Ensino Particular e Cooperativo, com Contrato de Associação com o estado português. Leciona ensino regular do quinto ao décimo segundo anos, Cursos de Educação e Formação, Ensino Profissional e Unidades de Formação de Curto Duração. Abriu recentemente um Centro para a Qualificação e Ensino profissional.

Instituto Vaz Serra (Cernache do Bonjardim)
Foto (fonte): Website IVS

Segundo informações constantes no sítio de internet do IVS, ao tempo da sua fundação (em 1950) o Colégio era constituído por quatro pavilhões: um internato, um edifício onde se encontravam as aulas dos antigos 2.º, 5.º e 7.º anos liceais e laboratórios, outro edifício (casa mãe) onde se davam aulas de instrução primária e do 1.º ciclo e a residência dos professores, e o pavilhão destinado para a prática de Educação Física (área onde se realizavam festas anuais e sessões de cinema cultural).

No inicio, o Colégio funcionou em duas casas antigas – internato e externato – na Quinta de Santa Cruz, com um total de 50 alunos (de ambos os sexos) dos quais 28 eram internos.

No período áureo do I.V.S., o instituto chegou a possuir 700 alunos só no regime de internato. Com a Guerra Colonial, o número de alunos diminuiu e em 1975, o internato chegou mesmo a fechar. Até 1975, o edifício serviu de internato masculino. De 1976 a 1986, alojou retornados e refugiados das ex-colónias e aquartelou os bombeiros voluntários. Em 1987 foi mandado restaurar e em 1988 foi feita a transferência do externato para esse edifício. O edifício actual do I.V.S. tem vindo a sofrer transformações e foi construído entre 1958 e 1960. Nesta fase, os alunos possuíam um uniforme e recebiam instrução militar. Existia, por exemplo, o toque de clarim que os obrigava a formar para as refeições e para deitar, como se estivessem na tropa.

O Instituto Vaz Serra foi um dos mais conhecidos e prestigiados Colégios particulares mistos do país. Responsável pela formação das gentes da sua terra, por este Colégio e Instituto passaram “estudantes dos espaços geográficos mais recônditos do país, ex-colónias, ex-Congo Belga, África do Sul”, que dali partiram para se tornar “Doutores, Engenheiros, Médicos, Deputados, Professores, Ministros, Militares de Alta Patente, Actores de Cinema, Cineastas em suma, Mulheres e Homens de sucesso”.

Veja-se também o BLOGUE dos Antigos Aluno e Professores do Instituto Vaz Serra.