Escola Primária de Estevais

A Escola Primária de Estevais (Concelho de Vila de Rei), datada de 1963, é hoje utilizada pelos moradores daquela localidade para a realização de festas e eventos. É também utilizada como ponto de encontro e reunião entre a população sénior local, incluíndo nas ocasiões em que recebem as visitas semanais dos serviços de apoio permanente móvel que a Câmara Municipal de Vila de Rei presta aos seus munícipes mais idosos. Num desses encontros semanais (9 de Setembro de 2020), encontrámos o ‘Ti’ João Ventura de 99 anos de idade e que, embora quase ‘mouco’, referiu com grande orgulho que ainda se desloca nos seus passeios pela aldeia ao volante da sua viatura ‘papa-reformas’ porque a sua carta de condução “é vitalícia”. Não frequentou esta escola primária, mas sabe assinar o seu nome porque aprendeu “a ler e a contar” com o seu pai que, por sua vez, “aprendeu com ‘o coxo do Milreu’ que, nesse tempo, andava de freguesia em freguesia (de Vila de Rei) a ensinar a malta que por aí havia nas terras, uma vez por semana em cada terra”. Não soube dizer que idade teria o seu pai se fosse vivo, porque “ai, menina!…se eu tenho 99 anos, sei lá do meu pai!…”. E também não soube dizer quem era, ao certo, o tal ‘coxo do Milreu’. Apenas diz, com uma gargalhada: “chamavam-lhe coxo porque ele coxeava…e vinha a pé do Milreu!”.

Escola Primária de Estevais (vista traseira)
Foto: Helena Cabeleira
Escola Primária de Estevais (vista lateral)
Foto: Helena Cabeleira