Escola Primária de Milreu

A Escola Primária de Milreu (Concelho de Vila de Rei), é atualmente a sede da Associação de moradores locais. Em conversa com um residente local (em 9 de Setembro de 2020), foi possível apurar a existência de uma outra escola, anterior a esta, que esteve activa até 1960. O edifício onde funcionou essa primeira escola foi posteriormente ocupado pelos serviços de posto médico. O Sr. José Marques da Silva, residente na aldeia de Milreu, frequentou essa escola ‘velha’, mas também a escola ‘nova’, ambas no ano de 1960. Lembra-se de existirem na escola ‘nova’ duas salas, com duas professoras (uma delas professora, e outra regente). Quanto às suas memórias sobre o seu tempo de aluno: “…as professoras eram do piorio…não quero nem saber nada desses bichos!…lembro-me daqueles dias de frio, elas a baterem-nos nas mãos com aquelas réguas…”. Nesse tempo eram 15 miúdos, distribuídos por duas salas (mistas). O Sr. José ainda se lembra de outro professor que por lá passou. Chamava-se José Lucas Martins, e “era mau como as cobras!…”. No seu primeiro dia de escola, que recorda “como se fosse hoje”, o Sr. José Marques da Silva refere que nesse dia 7 de Outubro de 1960, o tal professor ainda deu a aula na escola ‘velha’, que viria depois a ser o posto médico. Mas ele só esteve lá nesse primeiro dia e depois desapareceu. No dia seguinte, inauguraram-se as aulas na escola ‘nova’, onde o Sr. José fez toda a sua escola, da 1ª à 4ª classe, com aquelas duas professoras.

Atualmente, apenas uma dessas 2 salas de aula existentes no edifício original sobreviveu. Uma delas foi demolida quando construíram o Lar de Idosos que hoje funciona contíguo à sala sobrevivente onde agora se realizam as actividades da Associação local.