Escola Primária de Outeiro

A Escola Primária de Outeiro (Concelho de Sertã), foi inaugurada em 1959. Segundo testemunhos da população local, esta escola funcionou durante 50 anos (de 1959 a 2009), tendo depois dessa data sido apropriada pelos residentes locais para diversos propósitos como, por exemplo, as aulas de ginástica sénior (dinamizadas pela autarquia) que desde 2012 passaram ali a funcionar. Segundo vários moradores da aldeia, a escola chegou a “estar para venda”, mas a população desaprovou este negócio e juntou-se para impedir que este edifício público passasse a ser propriedade particular. Foi assim que há cerca de 3 anos (por volta de 2017) se fundou naquela aldeia a ADOC – Associação Desportiva, Recreativa, Cultural de Outeiro e Calvos.

Em fevereiro de 2017, uma notícia da imprensa regional dava conta de que a antiga escola do Outeiro servia as funções de “lar” para “dois refugiados eritreus” acolhidos pelo Município da Sertã em Dezembro de 2016.

Entrada em Outeiro (Concelho de Sertã)
Escola Primária de Outeiro (fachada)
Escola Primária de Outeiro (fachada, vista lateral)
Escola Primária de Outeiro – portão de entrada
Escola Primária de Outeiro
Escola Primária de Outeiro (detalhe)
Escola Primária de Outeiro (vista lateral)
Escola Primária de Outeiro (vista traseira)
Escola Primária de Outeiro (vista traseira)
Escola Primária de Outeiro (vista lateral)
Escola Primária de Outeiro (detalhe)

Até 1959, as aulas da escola primária de Outeiro decorreram em duas casas particulares, ambas pertencentes ao Sr. Joaquim Pedro que, a pedido das autoridades locais, terá cedido ambos os edifícios para esse efeito. Lília Fátima, nascida em 1944, neta de Joaquim Pedro e atual proprietária destes edifícios, chegou a fazer a sua 4ª classe no último ano de funcionamento dessa antiga escola primária (1959), e lembra-se de ter tido como professor “o regente Caires”. Mas não sabe em que data o seu avô terá cedido estas casas para esse fim, nem se lembra de quando terá a escola iniciado funções. Por sua vez, o Sr. Fernando Serra (esposo de Lília), lembra-se de ter entrado para esta escola em 1951, e foi aluno do professor Joaquim Carlos Amaro Barata (oriundo de Tinalhas, Alcaíns). Além deste edifício, que hoje se encontra inabitável (e que os seus proprietários utilizam como arrecadação), a escola primária chegou também a funcionar no edifício (situado na mesma rua) que hoje é habitado por Lília e Fernando.

Antiga escola primária de Outeiro, que funcionou até 1959 (Sr. Fernando Serra)
Antiga escola primária de Outeiro – entrada
Antiga escola primária de Outeiro – escada de acesso à sala de aulas
Antiga escola primária de Outeiro – sala de aula
Sr. Fernando Serra recorda os seus tempos de aluno…
Antiga escola primária de Outeiro – sala de aula
Sr. Fernando Serra coloca-se no lugar onde costumava sentar-se na sala de aula
Antiga escola primária de Outeiro – corredor de acesso a dois quartos contíguos à sala de aula
Do lado esquerdo era o quarto do professor, do lado direito ficava a cozinha do professor.
Antiga escola primária de Outeiro – entradas para a sala de aulas e para os aposentos do professor
Outra antiga escola primária de Outeiro