Escola Primária de Vale da Ursa

Escola Primária de Vale da Ursa (Proença-a-Nova), transformada em alojamento local no ano de 2021 (novas instalações inauguradas no dia 13-06-2021).

“O pontapé de saída foi dado na Escola Primária do Vale da Ursa. A Câmara Municipal de Proença-a-Nova iniciou um ciclo de intervenções nestes antigos espaços escolares por forma a dar continuidade, embora de maneira diferente, à vida que, durante anos, encerraram. A vida agora será outra e depois do Vale da Ursa virão as mudanças no Vergão, nas Corgas e nas Fórneas. O objetivo é captar novos povoadores tirando partido de imóveis municipais, disse João Lobo, presidente da câmara no dia da inauguração das obras de remodelação em Vale da Ursa, iniciativa que esteve integrada nas Festas do Município. A ideia é ter “uma rede de oferta, quer para o turismo, quer para os nómadas digitais ou para ter pessoas em teletrabalho, as quais podem ocupar alojamentos como este”, explicou. Para esta última situação será necessário haver condições de conetividade, sendo que o trabalho já foi iniciado com a celebração de um protocolo com a Altice para, “ainda em 2021 aumentar a cobertura de rede em 55% e em 2022 ter mais antenas”, lembrou. Estas antigas escolas estarão ainda aptas a ser utilizadas como residências de “vida ativa por forma a que o apoio domiciliário ali seja ministrado ou que sirvam de pontos de venda de artesanato”, exemplificou o autarca. Esta escola fechou portas no ano letivo de 1997/98. Agora com um investimento de 90 mil euros por parte da autarquia, a infraestrutura é composta por dois apartamentos independentes, com sala, quarto, cozinha, wc e varanda panorâmica que volta a abrir as suas portas e a receber novos ‘inquilinos’.”

Notícia: PROENÇA-A-NOVA: Escolas Primárias ganham nova vida e utilidade. Município inicia intervenção nestes espaços (16-06-2021, Website Rádio Condestável).

VIDEO DA INAUGURAÇÃO (realizado no âmbito das celebrações do Dia do Município: Proença-On-Fest 2021, em 13-06-2021), com colaboração do Projecto MRIR.

Em fase de recuperação (16-03-2021), para efeitos de transformação em alojamento local.

Escola Primária de Vale da Ursa (Proença-a-Nova)
Foto: Câmara Municipal de Proença-a-Nova

“No futuro jardim da antiga Escola Primária do Vale da Ursa tem-se acesso a uma vista desafogada sobre o vale, sendo esta uma importante mais-valia do edifício que é composto por duas salas com entradas independentes, sinal dos muitos alunos que acolheu também das vizinhas localidades de Castanheira e Ribeira do Vale da Ursa. Na parte da frente, logo ali ao lado, encontra-se a capela da aldeia, em louvor de São Luís, mandada construir em 1832 pelo Padre Luís Ribeiro e, segundo a tradição, muito procurada para curar a gaguez em crianças. Estes são apenas alguns elementos naturais e patrimoniais que estarão ao dispor dos hóspedes do alojamento local que irá nascer da transformação deste edifício, propriedade da autarquia, que já se encontra encerrado desde o ano letivo de 1997/1998, quando contava apenas com três alunos.

As obras, orçamentadas em 90 mil euros e realizadas por administração direta, vão criar dois apartamentos independentes, com sala, quarto, cozinha, wc e varanda panorâmica que estarão disponíveis na próxima época balnear. Numa visita ao espaço já é possível ter uma perceção de como ficarão as divisões. “Há também a possibilidade de os apartamentos serem ocupados por teletrabalhadores de outros pontos do país, principalmente dos que estão confinados nas grandes cidades”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Essa será uma opção a considerar por quem ficar responsável pela gestão deste alojamento, já que a autarquia irá concessionar o espaço: “à semelhança do que fazemos com outros equipamentos municipais, o objetivo é criar oportunidades de negócio para quem as quiser aproveitar e, em conjunto com o Município, potenciar o território como destino turístico. Se olharmos para os números da ocupação turística em 2020, em que a zona Centro do país cresceu, temos todas as condições para mantermos a tendência de subida e para que mais portugueses descubram a região”, afirma João Lobo.

Depois da Escola do Vale da Ursa, serão intervencionadas as antigas escolas primárias de Vergão (o último ano letivo em que esteve aberta foi em 1992/1993, com sete alunos), Corgas (que deixou de estar ao serviço em 2003/2004, ano em que recebeu três alunos), e Fórneas (encerrada no ano letivo 2003/2004 com quatro alunos) de forma a dar nova vida a estes edifícios.”

Notícia:Escola do Vale da Ursa disponível como alojamento local a partir de junho” (16-03-2021, Website do Município de Proença-a-Nova).