Escola Primária da Isna

Escola Primária da Isna (Concelho de Oleiros), a primeira escola primária desta aldeia terá funcionado desde 1906 num edifício onde se encontra atualmente instalada a Junta de Freguesia. O edifício da antiga escola foi recuperado, e ampliado, mantendo-se a estrutura original (em pedra), sendo que o primeiro andar do atual edifício não existia no tempo desta primeira escola. Uma escola ‘nova’ foi posteriormente construída, de acordo com o modelo do Plano dos Centenários. A data da sua construção é desconhecida, mas alguns locais afirmam que esta escola ‘nova’ se encontra encerrada há mais de 20 anos, por falta de alunos. Embora se encontre em situação de abandono, mantém no seu interior todo o ‘recheio’ dos tempos antigos (mobilias e materiais escolares).

Isna de Oleiros
Foto: Helena Cabeleira