Crono MRIR

18/10/2021 – 30/10/2021 — Processamento e edição de materiais de arquivo (iconografia e registos audiovisuais) para a realização de filmes de curta duração e/ou integração em várias publicações MRIR (Monografia, E-Book, Website) no âmbito da Actividade 1 – Banco de Memórias e Actividade 7 – Preparação de resultados; Preparação do Relatório de Progresso (a submeter anualmente à FCT).

12/10/2021 – 15/10/2021 — Continuação da recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Oleiros, nas seguintes localidades (aldeias): Roda, Amieira, Sendinho da Senhora, Abitureira, Rouqueiro, Estreito, Bafareira, Vidigal, Pião, Cardosa, Silvosa, Sarnadas de São Simão, Vilar Barroco, Foz do Geraldo, Milrico, Rabaças, Pisoria, Cambas, Ademoço, Caneiros, Selada das Pedras, Brejas do Barco, Orvalho, Casas da Zebreira. 

Mapa do Concelho de Oleiros

Esquerda: Estrada para a aldeia de Juncosa (desabitada); Direita: Serra do Moradal (estrada entre Estreito e Sarnadas de São Simão). Fotos: António Manuel Martins Silva.

Serra do Moradal (Concelho de Oleiros) – estrada entre Estreito e Vilar Barroco
Foto: Helena Cabeleira

30/09/2021 – Submissão do artigo “The noise of the living and the silence of the dead: Public histories of education in-between pandemics in the ‘rural’ Portugal (1918-2021)”, por Helena Cabeleira e Ana Isabel Madeira, para publicação no número especial “Pandemics and Historians of Education” (2022), Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education.

13/09/2021 – Submissão do Relatório de Actividades desenvolvidas desde 15 de Abril de 2019 pela investigadora contratada (Helena Cabeleira) no âmbito do projecto MRIR e nos termos do Regulamento de Avaliação da Actividade dos Investigadores Contratados ao abrigo do Decreto-Lei n.º57/2016, de 29 de Agosto (IEUL, Despacho n.º 4192/2021, Diário da República, 2ª Série, n.º79, 23 Abril 2021, pp.260-63).

05/08/2021 – Inquérito à operação “MRIR: Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais” / Operação nº LISBOA-01-0145-FEDER-029091 financiada pelo Programa Operacional Lisboa2020 (gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo / CCDR-LVT). 

Julho-Setembro 2021 – Continuação do trabalho de redacção de capítulos para integrarem a Monografia e o E-Book do Projecto (equipa de investigadores MRIR); Redacção de artigos para publicação em revistas científicas internacionais (Ana Isabel Madeira e Helena Cabeleira).

22/07/2021 – Lançamento da Zahara n.º37, revista do CEHLA – Centro de Estudos de História Local (Abrantes, espaço Sr. Chiado, na Praça Raimundo Soares), integrando o artigo: “Resgatar Memórias – da pneumónica 1918 à Covid-19”, por António Manuel M. Silva. NOTÍCIA

20/07/2021 – (Inicio) XIV CIHELACongresso Iberoamericano de História da Educação: “Revolução, modernidade e memória: caminhos da História da Educação” (IEUL, 20-23 Julho 2021). Programa Final; Livro de Resumos.

Comunicações da equipa MRIR:

Raquel Henriques (2021-07-20), Moderação da Sessão Paralela: “Escola como tradição: Memórias e Mentalidades” (Eixo X, 15:30 –16:15, Sala 2).

Justino Magalhães (2021-07-20), Apresentação da Comunicação: “Educação cívica e patriotismo na escola da República e do Estado Novo, em Portugal”, Painel: “Os saberes escolares e os métodos de ensino como estratégia de revolução e de mudança pedagógica” (Paineis, 16:15 –17:00, Sala 3; Coordenadora: Carlota Boto, Comentadora: Diana Vidal).

Ana Isabel Madeira (2021-07-20), Moderação da Sessão Paralela: “A Escola como tradição: memórias e materialidades” (Eixo X, 20:45 – 21:30, Sala 2).

Ana Isabel Madeira (2021-07-20), Apresentação da Comunicação: “Memórias da Escola Portuguesa: contributo para o estudo dos processos de alfabetização e escolarização em meio rural (meados do século XX)”, Sessão Paralela: “A Escola como tradição: memórias e materialidades” (Eixo X, 20:45 – 21:30, Sala 2).

Carlos Manique da Silva (2021-07-21), Moderação da Sessão Paralela: “A Escola como tradição: Memórias e materialidade” (Eixo X, 17:15 –18:00, Sala 1).

Carlos Manique da Silva (2021-07-22), Apresentação da Comunicação: “A habitação do professor primário em meio rural durante a 1ª Republica Portuguesa: análise de projectos de escolas / residências”, Sessão Paralela: “A Escola como tradição: Memórias e materialidades” (Eixo X, 16:45 –17:30, Sala 2).

Justino Magalhães (2021-07-23), Moderação da Sessão Paralela: “História, Educação e Cidadania” (Eixo II, 13:30 –14:15, Sala 2).

Justino Magalhães (2021-07-23), Apresentação da Comunicação: “Narrando o futuro, memória e educação”, Sessão Paralela: “História, Educação e Cidadania” (Eixo II, 13:30 –14:15, Sala 2).

Clara Freire da Cruz (2021-07-23), Moderação da Sessão Paralela: “História, Educação e Cidadania” (Eixo II, 14:30–15:15, Sala 4).

Clara Freire da Cruz (2021-07-23), Apresentação da Comunicação: “História da Educação e intervenção sócio-educativa: contributos para a construção de um currículo de História Local”, Sessão Paralela: “História, Educação e Cidadania” (Eixo II, 14:30–15:15, Sala 4).

Carlos Manique da Silva (2021-07-23), Moderação da Sessão Paralela: “Estado, políticas educativas e construção de identidades” (Eixo IV, 15:15 –16:00, Sala 1).

Carlos Manique da Silva (2021-07-23), Apresentação da Comunicação: “Escola em meio rural e medidas de concentração escolar: O caso da sub-região do Pinhal Interior Sul (inicio do século XXI)”, Sessão Paralela: “Estado, políticas educativas e construção de identidades” (Eixo IV, 15:15 –16:00, Sala 1).

19/07/2021 – 23/07/2021 – Continuação da recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Proença-a-Nova, nas seguintes localidades (aldeias): São Pedro do Esteval, Padrão, Lameira de Ordem, Palhota, Murteirinha, Peral; e no Concelho de Oleiros, nas seguintes localidades (aldeias): Vila de Oleiros, Isna e Ribeira da Isna. Foram ainda consultados os arquivos documentais e espólios bibliográficos relativos ao património da educação local, depositados na Casa da Cultura de Oleiros e na Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.

23/06/2021 – 25/06/2021 – Processamento e edição de materiais de arquivo (iconografia e registos audiovisuais) para a realização de filmes de curta duração, no âmbito da Actividade 1 – Banco de Memórias e Actividade 7 – Preparação de resultados.

22/06/2021 – Aceitação do abstract submetido por Ana Isabel Madeira, Raquel Henriques, Clara Cruz & Helena Cabeleira (em 22-04-2021) para publicação de um artigo no Journal of Education for Teaching, Special Issue ‘Learning from COVID-19: continuity or change in teacher education?’:

Title: Connecting the global classroom with the local community: platforms and resources for continuing teacher education in post-pandemic times

Authors: Ana I. Madeira, Raquel P. Henriques, Clara Cruz & Helena Cabeleira

Abstract :In the past year we have witnessed an unprecedented acceleration of the course of history which propelled the “metamorphosis of the school” (Nóvoa & Alvim, 2020: 39). Within months, the future of education was anticipated, leading to a compulsive normalization of practices that had only been considered ‘complementary’ until now. As e-Learning becomes the ‘new normal’ the proliferation of digital platforms for remote teaching-learning is forcing the traditional classroom to migrate into hybrid educational spaces, thereby naturalizing the so-called “pandemic pedagogies” (Dussel, 2020: 6). The digital transition of school was abrupt and often misadjusted from reality (UNESCO et al., 2020). The need to rethink curriculum design and development (CDD) in ways that deepen “glo-local”perspectives is now understood as a post-pandemic educational agendas’ priority (Opertti, 2021: 10-13). Without ‘local’ connectivity between teachers and communities, “the best policy reforms risk being derailed at the level where it counts most: the classroom” (Weatherby & Burns, 2020: 186). In this article we discuss ways in which the Portuguese Centers for Teacher Education and Training (CFAE) have been responding to the challenges imposed by the Sars-Cov2 pandemic outbreak, and how are they shaping the field of continuing teacher education and training (CTET) at ‘local’ or ‘micro’ scales. Based on our empirical findings within ‘low density territories’, we address systemic and policy-based aspects that have emerged in CTET and CDD in the academic year of 2020/21. Our research develops within the specific site of teacher education programs, curriculums and professional learning models provided by the CFAEs of Beira Baixa and Medio Tejo. We sought to discuss platforms, resources and guidelines for CDD that might help teachers to engage with their ‘local’ or ‘rural’ communities, in order to face the new demands and challenges posed by the post-pandemic ‘digital school’ and ‘global classroom’.

References: Dussel, I. (2020). La escuela en la pandemia. Reflexiones sobre lo escolar en tiempos dislocados. Práxis Educativa, 15: 1-16; Nóvoa, A. & Alvim, Y. (2020). Nothing is new, but everything has changed: A viewpoint on the future school. Prospects 49: 35-41; Opertti, R. (2021). Ten clues for rethinking curriculum. Geneva: IBE-UNESCO; UNESCO, UNICEF & World Bank (2020). What Have We Learnt?: Overview of Findings from a Survey of Ministries of Education on National Responses to COVID-19. Paris, New York, Washington D.C.: UNESCO, UNICEF, World Bank.; Weatherby, K. & Burns, T. (2020). Building capacity: Teacher education and partnerships. In T. Burns & F. Gottschalk (eds.), Education in the Digital Age: Healthy and Happy Children (pp.185-202). Paris: Educational Research and Innovation/OECD Publishing.

22/06/2021 – Apresentação de uma comunicação em formato audiovisual (online), por Helena Cabeleira, ao ISCHE 42, intitulada: “Spoken pictures, rescued memories: Building the Audio-visual Archive of rural education in Portugal” – ID: 282, Network: B2) Material Hermeneutics and Remediation as Challenges in Visual Studies in Histories of Education, Session Title: 01-SES 26: SWG 2_1: Material Hermeneutics and Remediation as Challenges in Visual Studies in Histories of Education (Format of Presentation: Paper) – VIDEO

18/06/2021 – Apresentação de uma comunicação em formato audiovisual (online), por Ana Isabel Madeira & Helena Cabeleira, ao ISCHE 42, intitulada: “History Of Education Seen From The Grassroots: Places Of Memory, School Heritage And Local Education Dynamics” – ID: 265, Network: A5) New social educational histories from emerging margins of society, Session Title: 02-SES 17: Museums and Memoralization (Format of Presentation: Paper) – VIDEO

17/06/2021 – Reunião de Coordenação do Projecto MRIR (em videoconferência). Preparação de publicações (Monografia e E-book) e organização do Congresso MRIR (previsto para Março de 2022). 

16/06/2021 – Apresentação de uma comunicação em formato audiovisual (online), por Ana Isabel Madeira, ao ISCHE 42, intitulada: ”Nation And Empire During The Portuguese ‘Estado Novo’: The Use Of Iconography In Educational Reforms” – ID: 266, Network: A 4) De-centralized histories of education: non-binary and postcolonial approaches; Session Title: 05-SES 09: Nations and Empires (Format of Presentation: Paper) – VIDEO

14/06/2021 – (Início) ISCHE 42 – “Looking from Above and Below: Rethinking the Social in the History of Education” (June 14–25, 2021).

13/06/2021 – Lançamento (em streaming) das entrevistas e gravações audiovisuais realizadas no âmbito do evento “Proença-On-Festa 2021”, com a participação de membros da equipa MRIR (António Manuel Martins Silva e Helena Cabeleira), em parceria com o Município de Proença-a-Nova. VIDEO

08/06/2021 – 11/06/2021 – Continuação da recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Proença-a-Nova, nas seguintes localidades (aldeias): Vale d’Urso, Montes da Senhora, Alvito, Dáspera, Herdade, Fórneas, Catraia Cimeira, Carregal, Cunqueiros, Vale da Ursa, Sobreira Formosa, Cerejeira, Rabacinas, Sobral Fernando, Maxiais, Giesteiras.

28/05/2021 – 07/06/2021 – Preparação de artigos e gravação de videos para apresentação (comunicações orais em registo audiovisual) em Congressos Internacionais (ISCHE 42 e XIV CIHELA), com transmissão directa online. 

27/05/2021 – Realização de entrevistas gravadas em formato audiovisual (por Sónia Martins) aos membros da equipa MRIR (António Manuel Martins Silva e Helena Cabeleira) sobre o projecto MRIR, incluíndo captação de imagens e registos audiovisuais em escolas primárias do Município de Proença-a-Nova (Atalaias, Pergulho) no âmbito das Actividades: 1 – Banco de Memórias, 2 – Património da educação e cultura locais, 4 – Biografias de instituições e personalidades locais, tendo em vista a realização de um Video (por João Paulo Martins), a ser lançado nas plataformas digitais da Câmara de Proença-a-Nova no âmbito das comemorações do Dia do Município (13 de Junho). 

25/05/2021 – 28/05/2021 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Proença-a-Nova, nas seguintes localidades (aldeias): Relva da Louça, Eiras, Corgas, Malhadal, Maljoga, Vergão, Cimadas, Atalaias, Pergulho, Peral, Pedra do Altar, Moitas.

11/05/2021 – Seminário de Doutoramento em História da Educação: “História do Tempo Presente, História Pública e arquivos digitais: questões epistemológicas, metodológicas e éticas a respeito da utilização das fontes na HTP”, por Ana Isabel Madeira (IEUL,  15:00 – 18:00h).

28/04/2021 – Criação do Canal de Youtube Memórias ResgatadasVIDEOS

25/04/2021 – Publicação da Reportagem sobre Projecto MRIR : “Gripe espanhola e covid-19. Investigadores comparam efeitos das pandemias em Portugal” (SIC, Primeiro Jornal, 13h32, duração 04:59).

MRIR no Primeiro Jornal da SIC (Reportagem, 25.04.2021)

Visualização disponível em Memórias Resgatadas (Canal de Youtube)

23/04/2021 – Seminários Transdisciplinares: “Envelhecimento activo e aprendizagens intergeracionais em territórios de baixa densidade”, por Ana Isabel Madeira (online, 18h00), Área de Investigação e Ensino de Políticas de Educação e Formação, (IEUL).

22/04/2021 – Submissão de Abstract para publicação de um artigo intitulado: “Connecting the global classroom with the local community: Platforms and resources for continuing teacher education in post-pandemic times”, Journal of Education for Teaching, Special Issue: “Learning from COVID-19: continuity or change in teacher education?”.

19/04/2021 – 23/04/2021 – Selecção, processamento e tratamento gráfico de conteúdos multimédia para publicação no website e nas plataformas sociais do Projecto MRIR (entrevistas, biografias, património local da educação, etc.), e para a produção de filmes de curta duração incidindo sobre os trabalhos de campo realizados até ao momento, incluíndo um conjunto de fontes documentais (iconográficas) e outros materiais recolhidos e digitalizados a partir de espólios particulares.

Iconografia – espólio particular da Professora Albertina Castanheira (Proença-a-Nova)
Foto: Helena Cabeleira
Iconografia – espólio particular da Professora Isilda Martins (Proença-a-Nova)
Foto: Helena Cabeleira

16/04/2021 – Resposta por parte da Autoridade de Gestão – PAS (Balcão2020) quanto ao Pedido de prorrogação do prazo do Projecto MRIR (endereçado pela IR em 18/02/2021): AUTORIZADO. Novo prazo para conclusão do Projecto MRIR: 30 de Abril de 2022

15/04/2021 – Lançamento de uma chamada de trabalhos: “[call for papers] Thinking education from the periphery: Lifelong learning and digital transitions in low-density territories” / “Pensar a educação a partir da periferia: Aprendizagem ao longo da vida e transições digitais em territórios de baixa densidade”, [dossier temático] Editado por Ana Isabel Madeira & Helena Cabeleira, Sisyphus: Journal of Education (IEUL). Prazo limite de submissão de propostas: 30 de Junho de 2021.

14/04/2021 – Submissão de Abstract para publicação de um capítulo intitulado “Muted voices, invisible histories, living archives: memories of education in the rural Portugal (1926-74)” (por Helena Cabeleira, Albertina Castanheira & Ana Isabel Madeira), no livro Ordinary Oralities: Everyday Voices in History (De Gruyter).

14/04/2021 Reportagem SIC (Patrícia Figueiredo e Filipe Barbosa) sobre Projecto MRIR. Itinerário de gravação audiovisual: Arquivo Municipal de Proença-a-Nova, antiga escola primária de Chão de Galego (Montes da Senhora, Proença-a-Nova), aldeia da Roda (Cardigos, Mação).

Arquivo Municipal de Proença-a-Nova
Foto: Helena Cabeleira
Aldeia da Roda (Cardigos, Mação)
Entrevista com a Investigadora Responsável, Prof. Ana Isabel Madeira
Foto: Helena Cabeleira

08/04/2021 – Preparação e/ou captação de registos audiovisuais para a produção de pequenos filmes para publicação online e/ou divulgação de resultados do Projecto MRIR, no âmbito das Actividades: 1 – Banco de Memórias; 2 – Património da Educação Local, 4 – Biografias de pessoas e instituições do PIS.

06/04/ 2021 – Publicação da Entrevista/ Reportagem na Rádio Notícias TSF acerca do Projecto MRIR: “Memórias do Pinhal Interior resgatadas para devolver identidade e orgulho às comunidades locais”, por Miguel Midões (10:47).

05/04/2021 – Notificação FCT (dirigida à IR): Pedido de prorrogação do prazo do Projecto MRIR (submetido em 18-02-2021) continua ‘em análise’ por parte da Autoridade de Gestão – PAS (Balcão2020).

01/04/2021 – Preparação de comunicações para apresentação em encontros científicos e publicação em livros de Atas de Conferências internacionais: “História da Educação e intervenção sócio-educativa: contributos para a construção de um currículo local”, por Clara Cruz (CIHELA XIV); “History of Education seen from the grassroots: Places of memory, school heritage and local education dynamics”, por Ana Isabel Madeira & Helena Cabeleira (ISCHE 42); “Nation and Empire during the Portuguese ‘Estado Novo’: The use of iconography in educational reforms”, por Ana Isabel Madeira (ISCHE 42 – SWG); “Spoken pictures, rescued memories: building the audio-visual archive of rural education in Portugal (Research Project MRIR: 2018-2021), por Helena Cabeleira (ISCHE 42 – SWG).

30/03/2021 – Entrevista à Rádio TSF (Miguel Midões), a propósito do Projecto MRIR (Ana Isabel Madeira, António Manuel Martins Silva, Helena Cabeleira).

29/03/2021 – Pedido de prorrogação do prazo de conclusão do Projecto MRIR: decorrido cerca de um mês e meio desde a submissão do mesmo Pedido (18/02/2021), a IR envia e-mail a FCT solicitando uma resposta com a maior brevidade, de modo a que os trabalhos de campo possam retomados, afim de cumprir o calendário e os resultados previstos para o último ano do projecto.

Preparação de vários abstracts, artigos e/ou capítulos para submissão em revistas e/ou livros internacionais: Journal of Education for Teaching – Special Issue: “Learning from Covid-19: continuity or change in teacher education?” (Ana Isabel Madeira, Raquel Pereira Henriques, Clara Cruz & Helena Cabeleira), Ordinary Oralities: Everyday Voices in History (Helena Cabeleira, Albertina Castanheira & Ana Isabel Madeira); 

Preparação de capítulos para integrarem a Monografia e o E-Book do Projecto (equipa de investigadores MRIR); Preparação de uma chamada de trabalhos (artigos) para integrarem um dossier temático no Sisyphus: Journal of Education (editoras: Ana Isabel Madeira & Helena Cabeleira). 

26/03/2021 – Cancelamento da consulta e digitalização de documentação na Biblioteca Municipal de Vila de Rei (no âmbito da Actividade 2 – Construção do património da educação local e Actividade 7 – preparação de resultados), por motivo de renovação do Estado de Emergência e decorrente proibição de circulação entre concelhos.

25/03/2021 – Continuação da consulta e digitalização de documentação no Arquivo da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, no âmbito da Actividade 2 – Construção do património da educação local e Actividade 7 – preparação de resultados.

VER: Website da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Notícia: “Projeto Memórias Resgatadas avalia resposta dos municípios à gripe pneumónica de 1918” (29-03-2021)

Notícias na Imprensa Local:Pinhal Interior Sul: Projeto Memórias Resgatadas avalia resposta dos municípios à gripe pneumónica de 1918“, Diário Digital Castelo Branco (30-03-2021); “Proença-a-Nova: Projeto Memórias Resgatadas avalia resposta dos municípios à gripe pneumónica de 1918“, Rádio Condestável (29-03-2021); “Proença-a-Nova: Projeto Memórias Resgatadas avalia resposta dos municípios à gripe pneumónica de 1918“, Litoral Centro (2021-03-29); “Projecto Memórias Resgatadas avalia resposta dos municípios à gripe pneumónica de 1918“, Jornal de Oleiros (29-03-2021); “Proença-a-Nova: Projeto Memórias Resgatadas avalia resposta dos municípios à gripe pneumónica de 1918“, BeiraNews (29-03-2021); “Proença-a-Nova: Projeto Memórias Resgatadas avalia resposta dos municípios à gripe pneumónica de 1918“, Radio Hertz (01-04-2021); “Iniciativa ‘Memórias Resgatadas’ avalia resposta dos municípios à gripe pneumónica de 1918“, Jornal Forum Covilhã (29-03-2021); “Investigação compara resposta à pneumónica e à Covid-19 no Pinhal Interior Sul“, Jornal do Fundão (05-04-2021); “Investigação compara resposta à pneumónica e à covid-19 no Pinhal Interior Sul“, Jornal de Abrantes (05-04-2021); “Investigação compara resposta à pneumónica e à Covid-19 no Pinhal Interior Sul“, Correio da Manhã, LUSA (05-04-2021 às 14:47);

24/03/2021 – Consulta e digitalização de documentação na Biblioteca e no Arquivo da Câmara Municipal de Mação, no âmbito da Actividade 2 – Construção do património da educação local e Actividade 7 – preparação de resultados.

Biblioteca e Arquivo da Câmara Municipal de Mação
Fotos: António Manuel Martins Silva & Helena Cabeleira

23/03/2021 – Consulta e digitalização de documentação no Arquivo da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, no âmbito da Actividade 2 – Construção do património da educação local e Actividade 7 – preparação de resultados.

15/03/2021 – Renovação do Estado de Emergência, com alívio das medidas de confinamento: autorização para circulação entre concelhos nos dias úteis semanais.

04/03/2021 – Aceitação por parte dos editores (Ian Grosvenor & Karin Priem), do Abstract submetido por Helena Cabeleira & Ana Isabel Madeira, “The noise of the living and the silence of the dead: Public histories of education in-between pandemics in the ‘rural’ Portugal (1918-2021)”, para publicação de um Paper no número especial (Pandemics and Historians of Education) de Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education.

26/02/2021 – Submissão de dois abstracts ao Call: “Histories of the Present and Histories of the Past: Pandemics and Historians of Education” (special issue on Pandemics and History of Education), Paedagogica Historica: International Journal of the History of Education.

ABSTRACT 1 – “One hundred years of silence: School memories and medical discourses about the influenza pandemic in Portuguese rural communities (1918-2021)”, Ana Isabel Madeira & Helena Cabeleira.

ABSTRACT 2 – “The noise of the living and the silence of the dead: Public histories of education in-between pandemics in the ‘rural’ Portugal (1918-2021)”, Helena Cabeleira & Ana Isabel Madeira.

18/02/2021 – Pedido ao Balcão 2020 e FCT (submetido pela Investigadora Responsável), solicitando Prorrogação do prazo de execução do projecto MRIR (7 meses), de 01 Outubro 2021 a 30 Abril 2022.

Jan.-Fev. 2021 Preparação de resultados do Projecto, designadamente: plano dos capítulos da Monografia MRIR (a editar entre Outubro e Dezembro de 2021); plano dos capítulos do E-Book MRIR (a publicar entre Dezembro 2021 e Janeiro de 2022); edição de um número do jornal Sisyphus: Journal of Education (IEUL), a publicar em Outubro 2021; Submissão de vários ‘abstracts’ e ‘papers’ em revistas internacionais. 

14/01/2021 – Declaração de novo Estado de Emergência (confinamento obrigatório e restrição de mobilidade entre concelhos). 

11/01/2021 – Conclusão da transcrição e revisão de Entrevistas Orais (gravação audio). Total de 50 pessoas entrevistadas. 

17/12/2020 – Autorização, por parte da FCT, ao pedido formulado  pela Investigadora Responsável em 30-06-2020 (necessidade de efectuar ajustamentos à configuração dos investimentos e actividades previstas no Projecto MRIR em 2020 e 2021, em virtude dos constrangimentos impostos pela crise pandémica).

03/12/2020 – Palestra intitulada “Envelhecimento Activo e Intervenção Educativa: reflexão sobre um projecto em curso” (Sessão Online, 15h-18h), por Ana Isabel Madeira, no âmbito do Mestrado em Educação e Formação – área de especialidade Social e Cultural (IEUL).

01/12/2020 – Investigadora responsável do Projecto (Ana Isabel Madeira) solicita, com carácter de urgência, resposta da FCT a respeito do pedido endereçado em 30 Junho 2020.

Nov.-Dez. 2020 – Processamento e análise de entrevistas (orais e escritas), e tratamento gráfico de conteúdos para publicação no website, no âmbito da Actividade 1 – Banco de Memórias; Trabalho de campo: recolha de dados e registos fotográficos relativos a instituições de ensino, no âmbito da Actividade 2 – Património da Educação Local; Pesquisa e sistematização de dados para a redação de Biografias de instituições de ensino e cultura do PIS, no âmbito da Actividade 4 – Inventário Bibliográfico (pessoas e instituições); Visitas ao Arquivo da Biblioteca Municipal de Mação para consulta de materiais bibliográficos e digitalização de artigos da Imprensa Periódica Regional, no âmbito da Actividade 3 – Imprensa Regional do Pinhal Interior Sul.

Imprensa Regional – Arquivo da Biblioteca Municipal de Mação

30/10/2020 – Submissão do Relatório Anual FCT, relativo às actividades desenvolvidas no âmbito do Projecto MRIR entre Novembro de 2019 e Outubro de 2020.

15/10/2020 – Desde final de Agosto até meados de Outubro foram colhidos registos fotográficos relativos a cerca de 150 escolas (em 110 aldeias e/ou freguesias) dos Concelhos de Mação, Vila de Rei e Sertã. Durante esse trabalho de campo, foram também recolhidos testemunhos orais e/ou bibliografia e documentação de arquivo acerca dessas mesmas escolas. Daqui resultou, até este momento, um arquivo digital de imagens fotográficas com cerca de 13, 163 ficheiros de imagem (40 GB), que serão alvo de seleção e tratamento gráfico para efeitos de publicação no website MRIR. A par dos registos fotográficos, estão a ser criadas biografias para cada uma destas instituições, cuja versão (provisória) se encontra já disponível para consulta aqui.

15/10/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Sertã, nas seguintes localidades (aldeias): Nesperal, Tira (Palhais) e aldeia do Trizio.

Antiga escola primária da aldeia do Trizio (Sertã)
Foto: Helena Cabeleira

14/10/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação nos Concelhos de Mação e Vila de Rei, nas seguintes localidades (aldeias): Louriceira, Lousa, Brejo Fundeiro. Em Vila de Rei, foi realizada uma sessão fotográfica ao local onde funcionou uma antiga Escola Conde Ferreira (hoje ocupada pela Central Eléctrica já desactivada, e pela praça de taxis), seguida de consulta no arquivo da Biblioteca Municipal de Vila de Rei, para levantamento de bibliografia secundária acerca da história da educação neste Concelho.

13/10/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Sertã, nas seguintes localidades (aldeias): Carvalhos, Pampilhal, Matos do Pampilhal, Brejo Cimeiro, Porto dos Fusos, Sambado, Várzea Pedro de Mouro, Mendeira, Foz da Sertã, Quintã.

12/10/2020 – Até esta data não houve resposta por parte da FCT quanto ao pedido de alteração ao projecto (30/06/2020 e 24/07/2020) que foi registado na Plataforma PAS em 22/09/2020.

30/09/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Sertã, nas seguintes localidades (aldeias): Troviscal, Carvalhal, Vale do Laço, Macieira, Maxial da Estrada, Serra de São Domingos, Amioso, Passaria.

29/09/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Sertã, nas seguintes localidades (aldeias): Outeiro, Calvos, Cabeçudo, Castelo, Mourisco, Venestal, Pedrógão Grande, Vale da Galega, Bravo, Carvalhal dos Ramalhos, Codiceira, Portela dos Bezerrins.

23/09/2020 – Departamento de Programas e Projectos da FCT envia à coordenação MRIR um e-mail de confirmação da submissão do pedido de alteração do projecto na Plataforma PAS, e informa que irá dar seguimento à sua análise.

22/09/2020 – Após várias diligências tomadas pela coordenação MRIR com apoio da assessoria do IEUL, apenas nesta data foi possível aceder ao formulário da Plataforma PAS para efeitos de submissão do pedido de alteração do projecto, que havia sido enviado ao Departamento de Programas e Projectos da FCT em 30/06/2020 (com ‘esclarecimentos adicionais’, em 24/07/2020). Seguiu-se a troca de vários e-mails entre o DPP da FCT e a coordenação MRIR.

21/09/2020 – A coordenação MRIR recebe notificação por parte do Departamento de Programas e Projectos FCT, informando que existe uma resposta pendente a uma comunicação, da qual estava dependente a análise do pedido de prorrogação submetido na plataforma PAS. Na sequência deste e-mail, e uma vez que nunca foi possível até então submeter o pedido na Plataforma PAS, a coordenação solicitou apoio por parte da assessoria IEUL para resolução deste equívoco que, aparentemente, decorreu dos problemas anteriormente verificados no acesso à Plataforma PAS e comunicação com o Balcão2020.

16/09/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Sertã, nas seguintes localidades (aldeias): Isna de São Carlos, Aldeia Ruiva, Ermida, Castanheira Cimeira, Sipote, Entre-a-Serra, Várzea dos Cavaleiros, Mosteiro de S. Tiago, Figueiredo, Vergão. E, no Concelho de Proença-a-Nova: Malhadal.

Castanheira Cimeira (Sertã)
Foto: Helena Cabeleira

15/09/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Sertã: escolas primárias de Cernache do Bonjardim e Casal da Madalena. Na vila de Sertã, foi ainda efectuada uma visita à Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, e foram efectuadas fotografias do edifício da antiga Escola Primária do Adro, hoje ocupada pelo Julgado de Paz.

13-16/09/2020 – Um incêndio devastou parte de três concelhos do distrito de Castelo Branco (Oleiros, Proença-a-Nova, Castelo Branco) entre os dias 13 e 16 de setembro. Foi considerado o maior incêndio florestal da Europa no ano de 2020. Deflagrou em Proença-a-Nova e alastrou rapidamente aos outros dois concelhos circundantes. Estima-se que terão ardido 20 mil hectares só no concelho de Oleiros. (Vejam-se as notícias publicadas nos jornais Público e Expresso, e canais noticiosos TVI24).

10/09/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Vila de Rei, nas seguintes localidades (aldeias): Vila de Rei, Fundada, Lagoa Fundeira, Vilar do Ruivo, Abrunheiro Grande, Seada.

Mapa – aldeias de Vila de Rei
Foto: António Manuel Martins Silva
Aldeias de Vila de Rei, freguesia da Fundada (em cima)
Lagoa Fundeira e Lugar da Seada (em baixo)
Fotos: Helena Cabeleira

09/09/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Mação, nas seguintes localidades (aldeias): Chão do Pião, Casas da Ribeira; e no Concelho de Vila de Rei: São João do Peso, Vale da Urra, Boafarinha, Salavisa, Relva, Casal Formoso, Estevais, Vale Velido, Valadas, Milreu, Lousa, Vale das Casas, Casal Novo, Água Formosa, Quinta das Laranjeiras.

Escola Primária de Estevais (Vila de Rei)
Foto: Helena Cabeleira

04/09/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Sertã, nas seguintes localidades: Sto. António do Marmeleiro, Cumeada, Valongo, Palhais, Trizio; Sertã (vila): Escola Conde Ferreira, Abegoaria, Convento de Sto. António.

Junta de Freguesia de Sertã (Sr. Presidente)
Foto: António Manuel Martins Silva

03/09/2020 – Recolha de bibliografia e material iconográfico do espólio particular da professora Albertina Castanheira (Universidade Sénior de Proença-a-Nova), tendo em vista a escrita de entradas do Dicionário de Biografias de personalidades do PIS (Actividade 4).

Universidade Sénior de Proença-a-Nova (Casa das Associações)
Foto: Helena Cabeleira

02/09/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Mação, nas seguintes localidades (aldeias): Ortiga, Monte Penedo, Rosmaninhal, Casal do Barba Pouca, Vale da Mua, Envendos, Vale do Grou, Ladeira (de Envendos), Quebrada, Rouqueira, Feiteira, Carvoeiro, Sanguinheira.

27/08/2020 – Resposta do Departamento de Programas e Projectos da FCT, ao último e-mail enviado pela coordenação (em 20/08/2020), informando que os problemas relacionados com a submissão do pedido na Plataforma PAS deveriam ser reportados através do suporte do Balcão2020. No mesmo dia, a coordenação submeteu o pedido na página do projecto MRIR do Balcão2020 (através de link que nos foi fornecido para o efeito), tendo recebido um comprovativo automático do registo do pedido efectuado nesse Balcão.

27/08/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Mação, nas seguintes localidades (aldeias): Amêndoa, Pé-da-Serra, Martinzes, Chão de Lopes, Chão de Codes, Aboboreira, Santos, Aldeia de Eiras, Vinha Velha.

Escola Primária de Chão de Lopes (Mação)
Foto: Helena Cabeleira

26/08/2020 – Recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação no Concelho de Mação, nas seguintes localidades (aldeias): Cardigos, Chaveira, Vales.

25/08/2020 – Foram retomados os trabalhos de campo que implicavam deslocações entre os concelhos de Mação, Vila de Rei, Proença-a-Nova, Sertã e Oleiros (trabalhos esses que se encontravam suspensos desde Março 2020, em virtude das restrições impostas pelo surto pandémico), para a recolha de material iconográfico relativo ao património material da educação local e, mais concretamente, para a realização de registos fotográficos de instituições de ensino e edifícios escolares localizados na região do PIS.

Da Pracana (Mação) ao Bostelim (Vila de Rei)
Foto: Helena Cabeleira

23/08/2020 – Transcrição de 25 entrevistas orais (concluídas).

20/08/2020 – A coordenação contacta, uma vez mais, o Departamento de Programas e Projectos da FCT, reafirmando que os problemas de acesso e submissão do pedido na Plataforma PAS persistiam. Em anexo, juntou o parecer de um técnico informático do IEUL, atestando que a dificuldade de submissão do pedido na Plataforma PAS se devia a problemas técnicos e informáticos da própria plataforma, que não eram da competência dos seus utilizadores resolver.

14/08/2020 – Em resposta ao Departamento de Programas e Projectos da FCT, a coordenação MRIR informa que a submissão do pedido na Plataforma PAS ainda não foi efectuada com sucesso devido a problemas informáticos daquela plataforma. No mesmo dia, o DPP da FCT acusa a receção desta última informação.

13/08/2020 – O Departamento de Programas e Projectos da FCT contactou (via e-mail) a coordenação MRIR informando que a análise do pedido efectuado em 30/06/2020 (com esclarecimentos adicionais em 24/07/2020), continuava pendente por falta de submissão do mesmo na Plataforma PAS.

10/08/2020 – Continuação dos trabalhos de selecção e processamento de conteúdos (textuais e iconográficos) relativos ao património material e imaterial da educação do PIS, tendo em vista a preparação (e publicação online) dos Dicionários de Biografias de pessoas e instituições (Actividades 2 e 4).

25-27/07/2020 – Um incêndio florestal deflagrou no dia 25 de julho no concelho de Oleiros, estendendo-se posteriormente aos concelhos de Proença-a-Nova e Sertã. Segundo notícia publicada no Diário Digital de Castelo Branco, este incêndio terá destruído 466 hectares de floresta e algumas áreas agrícolas só no concelho de Proença-a-Nova. Desde 2016, quatro grandes incêndios assolaram o concelho de Proença-a-Nova: a 7 de setembro de 2016, do Braçal até à Figueira e Atalaias; a 23 de julho e 9 de setembro de 2017 na zona sul do concelho, de incêndio proveniente da Sertã e que alastrou também a Mação; e o de 25 de julho deste ano. No conjunto, estas quatro ocorrências foram responsáveis pela destruição de 8.786 hectares de floresta no concelho proencense. Outra notícia dava conta da extensão dos danos provocados no conjunto dos três concelhos (Oleiros, Proença-a-Nova e Sertâ): uma área de 4.180 hectares ardidos, o que ultrapassa a extensão da cidade do Porto. Este incêndio representa um quarto de toda a área ardida no país, no ano 2020. Portugal é o país da União Europeia com maior média de área ardida na última década – 112.561 hectares.

Uma mulher combate uma das frentes do incêndio na freguesia de Ribeiro de Figueiredo, no concelho de Sertã, Castelo Branco, 26 de julho de 2020. Fonte: Paulo Cunha /LUSA

24/07/2020 – Foi enviado ao Departamento de Programas e Projectos da FCT o pedido (anteriormente submetido em 30/06/2020), com os ‘esclarecimentos adicionais’ (solicitados pela FCT a 03/07/2020). Desde esta mesma data, a coordenação MRIR procurou, por todos os meios, submeter o mesmo pedido na Plataforma PAS (Balcão 2020), embora sem sucesso (devido a problemas informáticos da plataforma).

23/07/2020 – Lançamento da revista ZAHARA n.º35 (Junho 2020), publicação do Centro de Estudos de História Local (CEHLA), Associação Palha de Abrantes, integrando um artigo de Ana Isabel Madeira, António Manuel Martins Silva & Helena Cabeleira, “Resgatar Memórias Escolares”.

20/07/2020 – Submissão do capítulo “Memórias do tempo futuro: Envelhecimento, intergeracionalidade e Educação no Centro de Portugal”, por Helena Cabeleira, Carolina Carvalho & Ana Isabel Madeira, a publicar no livro (e-book): Zélia M.ª de Arruda Santiago, Rômulo Mangueira & José Jorge Casimiro (Orgs.), Universidade, Comunidade, Escola: Tecendo aprendizagens nos diálogos intergeracionais. Santa Catarina: Livrologia.

18/07/2020 – Participação no V Encontro IDEA (online): “Pontes para uma nova era na educação“, oradoras e dinamizadoras dos exercícios práticos: Maria Dulce Gonçalves (coord. projecto IDEA) e Ana Isabel Madeira (coord. projecto MRIR). Apresentação por Ana Isabel Madeira: “Repensar a Escola de Ontem, de Hoje e de Amanhã (quem sabe…)“.

16/07/2020 – Transcrição de 19 entrevistas orais (concluídas).

15/07/2020 – Recepção de notificação quanto ao resultado da submissão de um abstract (submetido em 27/05/2020) ao jornal internacional EERJ: não aceite.

03/07/2020 – Resposta do Departamento de Programas e Projectos da FCT ao pedido enviado pela coordenação MRIR em 30/06/2020. Foram solicitados ‘esclarecimentos adicionais’, e a submissão do mesmo pedido no Balcão2020 (Plataforma PAS).

01/07/2020 a 24/07/2020 – Continuação do trabalho de sistematização de fontes primárias: entrevistas, dados pessoais de entrevistados e espólios documentais (Actividade 1 – Constituição do Banco de Memórias). Continuação do trabalho de inventariação e análise de bibliografias sobre património (material e imaterial) da educação e cultura da região do PIS (Actividades 2 e 4). Selecção e tratamento de conteúdos iconográficos para atualização do website MRIR: criação do Dicionário de Biografias de personalidades de relevo educacional e cultural do PIS.

30/06/2020 – Envio à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de um pedido de autorização para reformulação de algumas tarefas/missões calendarizadas no projecto MRIR, em virtude dos impactos causados pelo ‘estado de emergência’ (Março-Maio) e consequente suspensão dos trabalhos de campo em curso.

08/06/2020 – Início dos preparativos para a criação do Currículo de História Local (Actividade 5).

01/06/2020 a 19/07/2020 – Preparação de capítulo para integrar livro (e-book) internacional: Universidade, Comunidade, Escola: Tecendo aprendizagens nos diálogos intergeracionais, Zélia M.ª de Arruda Santiago, Rômulo Mangueira & José Jorge Casimiro (Orgs.), Universidade Aberta à Maturidade (UAMA) / Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

29/05/2020 – Reunião de coordenação, realizada em deslocação ao terreno (Mação e Proença-a-Nova), entre a coordenadora Ana Isabel Madeira, e os investigadores António Manuel Martins Silva e Carlos Manique, no âmbito da Actividade 2 – Constituição do Património Local da Educação. Estabelecimento de contactos com o Arquivo da Biblioteca Municipal de Vila de Rei, no sentido de encontrar estratégias para a continuação (e conclusão) dos trabalhos de consulta e levantamento de documentação relativa ao património material escolar daquela região.

27/05/2020 – Submissão de abstract (proposta de paper) ao European Educational Research Journal (EERJ), no âmbito do Open Call: “Education in Europe and the COVID-19 Pandemic” (Eds: Sotiria Grek & Paolo Landri). Título da proposta: Rescuing school memories in pandemic times: Intergerational education research at the heart of the Portuguese rural communities, por Ana Isabel Madeira & Helena Cabeleira.

26/05/2020 – Reunião de coordenação (videoconferência), entre a coordenadora Ana Isabel Madeira, os investigadores António Manuel Martins Silva, Helena Cabeleira, e o parceiro institucional Luiz Oosterbeek (Instituto Politécnico de Tomar e Instituto Terra e Memória), no âmbito da Actividade 2 – Constituição do Património Local da Educação. Na sequência da ‘emergência pandémica’ e dos condicionalismos impostos à circulação inter-municipal, os trabalhos de investigação que implicam deslocações no território do PIS encontram-se bastante dificultados, daí a necessidade de definir estratégias de atuação para a conclusão dos trabalhos de campo relacionados com a Actividade 2, e preparação atempada do início da Actividade 5 – Currículo de História Local.

7-9/05/2020 – Apresentação de Comunicações no Congresso Internacional: “Animação Sociocultural, Geriatria, Gerontologia e novos paradigmas do envelhecimento”, a realizar em Proença-a-Nova nestes dias, ficou sem feito, devido ao adiamento do Congresso (para 19, 20 e 21 ou 26-27-28 Novembro 2020), por motivos relacionados com a COVID-19. Em Junho 2020, a data de realização do evento foi novamente adiada, prevendo-se que decorra entre os dias 18-20 Março de 2021. Website do evento.

Cartaz (adiamento)

02-29/05/2020 – Publicação no website do Projecto MRIR de materiais iconográficos recolhidos durante o trabalho de investigação no terreno (fotografias, vídeos, etc), subordinados ao tema: “As muitas vidas de uma escola primária”, no âmbito das Actividades 1 e 2: constituição do Banco de Memórias e inventariação do Património Local da Educação.

28/04/2020 – Notificação do adiamento do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) para 10-12 Setembro 2020.

25/04/2020 – Notificação do adiamento do XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação – CIHELA 2020.

24/04/2020 – Notificação do cancelamento do ISCHE 2020.

20-27/04/2020 – Tradução para inglês (HC) de artigo científico: “Primary School teacher’s housing in rural environment during the First Portuguese Republic (1910-1926): analysis of school projects and residences” (Carlos Manique), para publicação em revista internacional – Cadernos de História da Educação (Brasil).

02/04/2020 – Notificação de ACEITAÇÃO dos 3 abstracts submetidos por Ana Isabel Madeira e Helena Cabeleira ao ISCHE 42 (2020). 

01-30/04/2020 – Publicação diária no website do Projecto MRIR dos materiais recolhidos e fotografados (ou digitalizados) até à data, a partir de espólios documentais e arquivos pessoais (EX: Manuais Escolares e Livros Didácticos), subordinados ao tema: “Abril, livros mil”, no âmbito das Actividades 1 e 2: constituição do Banco de Memórias e inventariação do Património Local da Educação. A maioria destes manuais escolares e livros didáticos foi cedida para digitalização por parte dos entrevistados MRIR, residentes nos Concelhos de Mação, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Sertã.

16-31/03/2020 – Processamento, sistematização e tratamento gráfico dos materiais inventariados e digitalizados durante os trabalhos de campo (decorridos entre Agosto 2019 e Fevereiro 2020), tendo em vista a constituição do Banco de Memórias (Actividade 1) e a construção do Património da Educação Local (Actividade 2). Até esta data foram identificados e digitalizados um conjunto de materiais pertencentes a indivíduos residentes na zona do Pinhal Interior Sul, designadamente: espólios documentais e arquivos pessoais (álbuns fotográficos, vídeos, manuais escolares, livros e objectos pedagógicos, etc.); bibliografia geral e específica sobre educação em meio rural, história e património local, etc. Até Fevereiro de 2020, foram identificados e digitalizados cerca de 23 espólios documentais, resultando num arquivo digital que conta com cerca de 10.400 ficheiros de imagem, cujo processamento e disponibilização online se encontra em curso.

12/03/2020 – Cancelamento da reunião de coordenação do projecto, que estava prevista realizar-se nesta data, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 

10/03/2020 – Considerando a evolução da situação relativa ao COVID-19, o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa suspendeu, a partir desta data (e até ao dia 27 de Março), todas as suas actividades lectivas presenciais. 

08/03/2020 – Submissão de comunicação ao XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE: Liberdade, Equidade e Emancipação (16-18 Julho 2020, Porto). Título: “Resgatar memórias e reconstruir identidades: um projecto sobre património educativo em meio rural (Portugal, meados do século XX)”, por Ana Isabel Madeira.

29/02/2020 – Suspensão dos trabalhos de investigação no terreno, e respectivos contactos institucionais presenciais entre parceiros do Projecto MRIR, por motivos de segurança sanitária relacionados com a rápida propagação da Covid-19, e a prevenção do risco de contágio das populações seniores envolvidas no projecto. 

26-27/02/2020 – Reuniões de coordenação, realizadas em Mação e Castelo Branco, entre a coordenadora Ana Isabel Madeira, os investigadores António Manuel Martins Silva e Raquel Pereira Henriques, e os parceiros institucionais:  José António Almeida (Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, Mação), Ernesto Candeias Martins e Paulo Candeias (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco), Luiz Oosterbeek (Instituto Politécnico de Tomar e Instituto Terra e Memória). No âmbito das Actividades 2 e 4, designadamente: Construção do Património Local da Educação, Inventariação de Biblio-Biografias. Inicio dos trabalhos de preparação da Actividade 5 – Currículo de História Local (com data prevista para Outubro de 2020).

Fotos: António Manuel Martins Silva

11/02/2020 – Publicação da Lista de Entrevistados que contribuíram para o Projecto MRIR com Entrevistas e Testemunhos (Orais e/ou Escritos), acerca das suas memórias escolares (Actividade 1 – Constituição do Banco de Memórias).  Entre Agosto 2019 e Fevereiro 2020, num total de 81 entrevistas (orais, manuscritas ou informáticas, e/ou testemunhos escritos), foram entrevistados 33 homens e 48 mulheres, residentes na zona do Pinhal Interior Sul. Realizaram-se 45 entrevistas orais (gravadas em registo audio ou audiovisual), sendo que as restantes 38 entrevistas foram respondidas por escrito (2 indivíduos responderam simultaneamente por escrito e oralmente). Entre estes entrevistados, um total de 47 indivíduos  (17 homens e 30 mulheres) frequentavam as universidades, academias ou clubes seniores da região do PIS no ano lectivo de 2019-20.

Foto: António Manuel Martins Silva

17/01/2020 – Participação no 2º Seminario Nazionale PRIN: “Le forme della memoria scholastica: Primi interventi in âmbito nazionale e uno sguardo internazionale”, Università degli Studi Roma Tre, Roma. Apresentação de comunicação: “Rescued memories, (Re)constructed identities: Schooling experiences and local education dynamics”, por Ana Isabel Madeira (IEUL), no painel presidido por Carmela Covato (Università degli Studi Roma Tre).

14-31/01/2020 – Selecção e processamento de dados colhidos no trabalho de campo entre Outubro e Dezembro 2019. Sistematização de Bibliografia & Fontes (primárias e secundárias), selecção e tratamento de conteúdos iconográficos para publicação no website MRIR, no âmbito da Actividade 2 – Construção do Património Local da Educação e da Actividade 4 – Inventariação de Bibliografias. Lista de Títulos de 62 publicações periódicas (desde 1884 até à atualidade) que constituem o ‘corpus documental’ da Imprensa Regional do Pinhal Interior Sul (Actividade 3).

13/01/2020 – Submissão de abstracts para a apresentação de 3 Papers (comunicações) no Congresso Internacional ISCHE 42 – The International Standing Conference for the History of Education, a realizar em Örebro, Sweden  (19-22 August 2020): 

PAPER 1: “History Of Education Seen From The Grassroots: Places Of Memory, School Heritage And Local Education Dynamics”,  Ana Madeira & Helena Cabeleira (Strand: New social educational histories from emerging margins of society); 

PAPER 2: “Nation and Empire during the Portuguese ‘Estado Novo’: The use of iconography in educational reforms”,  Ana Madeira (SWG: Material Hermeneutics and Remediation as Challenges in Visual Studies in Histories of Education); 

PAPER 3: “Spoken pictures, rescued memories: Building the Audio-visual Archive of rural education in Portugal”, Helena Cabeleira (SWG: Material Hermeneutics and Remediation as Challenges in Visual Studies in Histories of Education).

16-30/12/2019 – Processamento de dados dos entrevistados e preparação dos ficheiros áudio relativos a 45 entrevistas orais realizadas entre Agosto e Dezembro de 2019, para serem transcritas a partir de Janeiro 2020, no âmbito da Actividade 1 – Constituição do Banco de Memórias.

16/12/2019 – Notificação de ACEITAÇÃO da comunicação submetida por Ana Isabel Madeira ao XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação – CHIELA 2020.

13/12/2019 – Organização do Encontro da Universidade Senior (Proença-a-Nova e Sobreira Formosa): Natal Sénior, que incluiu: uma Palestra subordinada ao tema: “Envelhecimento Activo: compromisso de gerações”, pela Professora Doutora Carolina Carvalho (IEUL), no Auditório da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova (manhã); uma visita guiada ao Museu Etnográfico da Sobreira Formosa, pela Professora Isilda Martins (tarde).

Cartaz (Facebook)

Fotografias (Facebook)

Noticias (CM Proença-a-Nova)

Noticias (RadioCasteloBranco)

Noticias (LitoralCentro)

Cartaz Programa do Evento

06/12/2019 – Apresentação da Comunicação: “Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: A escola em meio rural”, pelo investigador António Manuel Martins Silva, nas XVII Jornadas de História Local, que decorreram no Edifício Pirâmide (Abrantes).

Cartaz Programa do Evento

28-29/11/2019 – Visitas à Escola Primária de Sobraínho dos Gaios para recolha de testemunhos orais de ex-alunos. Reuniões de trabalho na Universidade Sénior e no Museu Isilda Martins (Sobreira Formosa, Proença-a-Nova), tendo em vista a preparação do Encontro da Universidade Sénior e da visita guiada àquele Museu (previstos para 13 Dezembro 2019).

Universidade Sénior de Proença-a-Nova (Pólo da Sobreira Formosa)

18-29/11/2019 – Recolha de dados, nomeadamente: realização de entrevistas orais individuais, digitalização de espólios e arquivos pessoais, identificação e registo fotográfico do património escolar edificado (escolas), nas freguesias de Mação, Vila de Rei, Proença-a-Nova e Sobreira Formosa, por parte da investigadora contratada (HC), no âmbito das Actividades 1 e 2, calendarizadas no projecto MRIR, respectivamente: construção do Banco de Memórias e inventariação do Património da Educação Local.

Fotos: António Manuel Martins Silva

15/11/2019 – Seminário: Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: cidadania ativa e aprendizagens ao longo da vida, pela Professora Doutora Ana Isabel Madeira, que decorreu no Anfiteatro do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 

05/11/2019 – Redacção e submissão de artigo de divulgação científica na revista Zahara: Revista de História Local, Abrantes (AIM; HC, AMMS); 

30/10/2019 – Submissão do Relatório Anual FCT, relativo às actividades desenvolvidas no âmbito do Projecto MRIR entre Outubro de 2018 e Outubro de 2019.

29/10/2019 – Desde Agosto até ao final de Outubro foram realizadas cerca de 25 entrevistas orais (gravadas em registo áudio e/ou audiovisual) a indivíduos previamente seleccionados de acordo com os critérios definidos no plano de amostragem; Actividade 1 – Constituição do Banco de Memórias (entrevistas gravadas e arquivos fotográficos e audiovisuais) relacionado com as experiências de escolarização dos inquiridos, (AIM, HC); 

Foto: António Manuel Martins Silva

28/10/2019 – Inicio das atividades lectivas da Universidade Sénior de Sertã, pelo Professor (e investigador local) António Manuel Martins Silva; Preparação e recolha de dados preliminares para a realização de entrevistas, por parte da investigadora contratada.

Foto: Helena Cabeleira
Foto: António Manuel Martins Silva

23/10/2019 – Visitas ao Concelho de Oleiros, para conhecimento do terreno, interação com a população local e recolha de contactos para posterior entrevista (HC; AMMS).

17/10/2019 – Estabelecimento de contactos com as técnicas responsáveis pelo Gabinete de Comunicação e pelo Arquivo Documental (Câmara Municipal de Proença-a-Nova) no sentido de agilizar os processos de articulação entre parceiros institucionais, comunidades locais e núcleos documentais sobre o património local/regional da educação (HC, AMMS); 

15/10/2019 – Submissão de comunicação ao XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação – CIHELA 2020: Revolução, Modernidade e Memória: Caminhos da História da Educação (20-23 Julho 2020, IEUL, Lisboa). Título: “Memórias da escola portuguesa: contributo para o estudo dos processos de alfabetização e escolarização em meio rural (meados do século XX)”, por Ana Isabel Madeira.

11-12/10/2019 – Participação no Colóquio: A Escola no tempo do Estado Novo: Entre a História e a Memória, que decorreu no auditório da Câmara Municipal de Ponte de Lima e no Museu do Brinquedo Português (HC);

Cartaz Programa do Evento

08/10/2019 – Visita (AMMS e HC) à freguesia da Fundada (Vila de Rei) para reconhecimento do património educativo local, tendo em vista a organização de uma exposição no Museu da Escola da Fundada.

08/10/2019 – Inicio das atividades lectivas da Universidade Sénior de Vila de Rei, pelo Professor Reitor (e investigador local) António Manuel Martins Silva; Preparação e recolha de dados preliminares para a realização de entrevistas, por parte da investigadora contratada.

Foto: Helena Cabeleira

03/10/2019 – Inicio das atividades lectivas da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, pelo Professor Reitor (e investigador local) António Manuel Martins Silva; Preparação e recolha de dados preliminares para a realização de entrevistas, por parte da investigadora contratada.

Foto: Helena Cabeleira

28/09/2019 – Participação no Colóquio “Vias da Beira Baixa, abordagem histórica e geográfica à mobilidade”, integrado nas Jornadas Europeias do Património 2019, (27-29 Setembro), realizado no Edifício dos Fortes e Baterias, Sobreira Formosa (Proença-a-Nova), (AMMS; HC);

Notícias (RadioCondestável)

Reportagem (RTP1 – Portugal em Directo, 30-09-2019, RTPPlay, Parte 3)

Foto: Helena Cabeleira
Cartaz Programa do Evento

23/09/2019 – Inicio das atividades lectivas da Universidade Sénior de Mação, pelo Professor (e investigador local) António Manuel Martins Silva; Preparação e recolha de dados preliminares para a realização de entrevistas, por parte da investigadora contratada. 

Foto: António Manuel Martins Silva

Julho-Agosto-Setembro 2019 – Os incêndios que assolaram a região do Pinhal Interior Sul no verão de 2019, vieram causar dificuldades adicionais à realização do trabalho de campo, quer por indisponibilidade dos entrevistados, quer por não se encontrarem reunidas as condições técnicas e operacionais para a gravação dos testemunhos (rede wi-fi e comunicações telefónicas).

Foto: António Manuel Martins Silva
Foto: Helena Cabeleira

20/07/2019 – Reunião com o consultor científico do projecto MRIR, Prof. Juri Meda, nas instalações da FPCE – UP (AIM); 

17-20/07/2019 – Apresentação de comunicação cientifica: “Schooling Memories in rural spaces: Briefing the project ‘Rescued memories, reconstructed identities’‟, 41st annual conference of the International Standing Conference for the History of Education (ISCHE): Spaces and Places of Education, Porto, (AIM); 

Julho 2019 – Reelaboração do Guião de Entrevistas (reformulação de campos; avaliação da estrutura do guião em função dos campos problemáticos identificados no protocolo inicial; redefinição da Amostra (critérios), segmentação dos grupos (representação e subrepresentação) (AIM; HC); Inicio de uma série de visitas ao terreno e contacto presencial com as comunidades locais seniores das diversas freguesias do Concelho de Mação (AMMS, HC); 

11/06/2019 – Primeira reunião geral de coordenação do projecto, realizada nas instalações do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa com os membros da equipa de investigação (Equipa MRIR); 

Foto: António Manuel Martins Silva

21/05/2019 – Encontro na Universidade Sénior de Mação (manhã) e na Universidade Sénior de Proença-a-Nova (tarde) tendo a vista a apresentação do website do Projecto e a elaboração de uma lista de nomes e contactos para entrevistas a realizar entre Junho e Dezembro de 2019 nos respectivos Concelhos (AIM, AMMS, HC); 

Fotos: António Manuel Martins Silva

16/05/2019 – Criação do website do projecto e criação de contas em redes sociais (facebook, skype) para divulgação do projecto e comunicação entre equipa, parceiros institucionais e comunidades locais envolvidas (HC); 

24/04/2019 – Primeira reunião de coordenação no terreno: Investigadora Responsável (AIM), Investigador Local (AMMS), e Investigadora Contratada (HC); 

24/04/2019 – Apesar de só nesta data nos ter sido formalmente concedida, por parte da FCT, a autorização para a realização das missões calendarizadas na Actividade 1: Criação do Banco de Memórias, (missões essas que implicavam deslocações no terreno, em viatura própria), os membros da equipa afectos a esta actividade – Ana Isabel Madeira (AIM) e António Manuel Martins da Silva (AMMS) –, realizaram as seguintes tarefas:

» 28-29 Junho 2018 – Reunião de coordenação com o Presidente do Instituto Terra e Memória, Prof. Dr. Luiz Oosterbeek e a equipa do Instituto Terra e Memória (ITM), em Mação; Participação na sessão de abertura da “Feira-Mostra” de Mação (27 Junho a 1 Julho), no âmbito das actividades de sensibilização e divulgação do projecto MRIR (AIM, AMMS); 

Fotos: António Manuel Martins Silva

» 25 Julho 2018 – Publicação de artigo de divulgação do projecto MRIR no jornal regional Voz da Minha Terra (Ano XLVI, nº528, 25 Julho 2018, p. 24) com o título: “Memórias Resgatadas, identidades reconstruídas: A escola em meio rural”, por Ana Isabel Madeira.

Digitalização: António Manuel Martins Silva

» Outubro e Novembro 2018 – Encontros com alunos das Universidades Seniores (Proença-a-Nova e Mação) no âmbito do processo de sensibilização para a participação no projecto (AIM, AMMS); Elaboração do guião da entrevista (AIM); 

Foto: António Manuel Martins Silva

» Dezembro 2018 – Reunião com os responsáveis autárquicos pelo pelouro da Educação do Município de Proença-a-Nova (AIM, AMMS); 

» Janeiro 2019 – Início da recolha de autobiografias, diários, materiais didáticos, imagens e artefactos provenientes de arquivos particulares, a partir dos contactos estabelecidos nas Universidades Seniores de Proença-a-Nova e Mação (AMMS); 

»Fevereiro 2019 – Início do processo de amostragem; Realização de entrevistas exploratórias no sentido de testar a estrutura do guião; Início do trabalho de recolha de testemunhos escritos (AIM); 

15/04/2019Integração do novo elemento na equipa, a Profa. Dra. Helena Margarida dos Reis Cabeleira (HC), como investigadora doutorada contratada. 

09-15/03/2019 – Participação no V International Seminar APHELEIA: “Tangibility: Designing Future Landscapes”, Associação Internacional de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território, Centro Cultural Elvino Pereira, Mação (AMMS); Apresentação da comunicação: “Schooling Memories in rural spaces: Briefing the project ‘Rescued memories, reconstructed identities’”, 15 de Março 2018  (AIM); 

08/03/2019 – Participação na sessão de apresentação da Cátedra UNESCO-IPT de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território, que decorreu no Auditório Elvino Pereira (Mação), a convite do Titular da Cátedra Unesco-IPT, Prof. Dr. Luis Oosterbeek (AMMS); 

07/01/2019 – Publicação, em Diário da República, do Edital para contratação do Investigador Doutorado. A realização do Concurso de Selecção Internacional para recrutamento de um investigador doutorado (Aviso nº 320/2019, 2ª série, nº 4 de 07 de Janeiro) decorreu de acordo com os prazos estipulados por lei. 

28/11/2018 – Aprovação, pelo IEUL, do Edital para contratação do Investigador Doutorado.

12/10/2018 – Atribuição de uma técnica gestora do projecto nº 029091, por parte da FCT.

01/10/2018 – Inicio do Projecto. Elaboração do Edital para contratação do Investigador Doutorado. 

25/09/2018 – Submissão do Termo de Aceitação (neste documento estipulou-se o início formal do projecto a 1 de Outubro de 2018). 

22/08/2018 – Comunicação da decisão final, por parte da FCT.

11/04/2018 – A candidatura do projecto MRIR recebeu a notificação da proposta de decisão por parte da FCT.