Eixos MRIR

1) Construção de fontes históricas fundada na recolha, sistematização e produção de conhecimento sobre experiências de escolarização, que designamos: eixo Memória (E1);

2) Identificação do património histórico da educação ao nível da cultural local, que denominamos: eixo Património (E2);

3) Produção de materiais (programas, currículos e módulos temáticos) associados ao ensino e à formação no domínio da história local, que denominamos: eixo Educação (E3). 

O projecto de investigação MRIR está ancorado na História da Educação com uma forte componente de intervenção comunitária ao nível local, visando congregar esforços entre vários parceiros (nacionais, regionais e locais) no sentido de valorizar as (i)materialidades que se relacionam com a história, a memória e o património educativo das populações residentes no Centro de Portugal.

A História da Educação que aqui pretendemos construir, resulta do confronto entre um olhar macro (as narrativas consagradas da educação nacional), com o olhar micro (o trabalho arquivistico regional e os territórios onde a memória se reactiva e actualiza em torno de questões que queremos ver respondidas e sistematizar, em suporte escrito, para memória futura). A transformação da memória em documento é o que assegura a passagem, de geração em geração, da identidade individual e colectiva

Um dos objectivos centrais deste projecto consiste, justamente, na construção de um arquivo vivo de histórias e memórias sobre a Escola em meios rurais. Este arquivo resulta do resgate de testemunhos (escritos ou orais), através dos quais os próprios sujeitos narram e (re)constroem as suas experiências de escolarização em contextos educativos formais ou informais, e os seus percursos de socialização em contexto rural. Este primeiro momento do projecto, designa-se Eixo Memória, e contará maioritariamente com a participação de indivíduos e universidades seniores da região do PIS.

Posteriormente, o projecto desdobra-se em duas outras vertentes: o Eixo Património (direccionado para a realização de um inventário sobre a cultura material da escola) e o Eixo Educação (vocacionado para a criação de um currículo de história local). 

A vertente Património concentra-se em três áreas fundamentais: 1) reconstituição de uma memória da educação local que inclui, por exemplo, a inventariação da toponímia local ligada à educação e ao ensino, o património edificado, a iconografia institucional e pessoal de alunos e professores; 2) contributo da imprensa regional e da imprensa escolar para a memória da educação e da escola; 3) inventariação de biografias de instituições de ensino e personalidades relevantes no contexto educacional PIS. 

Os testemunhos e espólios documentais (pessoais e institucionais) recolhidos e sistematizados ao longo do projecto MRIR – designadamente, através das actividades que estamos a desenvolver nos Eixos: Memória e Património – reverterão para a criação de um Banco de Memórias que será disponibilizado no nosso website.

No seu conjunto, a inventariação documental anteriormente descrita será mobilizada para o Eixo Educação, que tem por objectivo construir (em rede e em diálogo com os parceiros) um currículo de história local destinado ao ensino básico e secundário das escolas da região do Pinhal Interior Sul. Trata-se de uma oferta curricular que se capitaliza nos materiais produzidos pelos eixos Memória e Património, para dar origem à produção de materiais pedagógicos (currículos, programas e módulos de apoio ao ensino-aprendizagem) nos quais se articulam as questões da memória e do património educacional, ampliadas por incursões ao terreno do património arqueológico e etnográfico local. O Eixo Educação será, portanto, um momento do projecto cujo sucesso dependerá do dinamismo das aprendizagens em rede e das comunidades de prática abrindo a possibilidade de criar dinâmicas educativas inovadoras, potenciando a cidadania activa e a coesão da comunidade através da partilha de experiências culturais e educativas entre os parceiros institucionais locais.

Os três Eixos – Memória, Património, Educação – dialogam entre si, teórica e metodologicamente, como se de três movimentos de um mesmo concerto se tratasse, com um único e repetitivo “motivo” (no duplo sentido da palavra): transformar a memória em documento para assegurar a passagem, de geração em geração, da identidade individual e colectiva. A coreografia do projecto assenta, aliás, na convicção de que as aprendizagens intergeracionais e a partilha pública de memórias e histórias de vida ‘educacionais’ permitem construir um espaço de participação cívica e reconstrução identitária no interior do qual se articulam o desenvolvimento do potencial humano ao nível regional, e o investimento em conhecimento transferível para a melhoria das condições de vida da população. Anima-nos a ideia de que esta experiência possa ter lastro noutras regiões do país, constituindo-se como um modelo de investigação-intervenção transferível para contextos com características semelhantes. 

O principal objectivo do Projecto MRIR consiste em proporcionar o diálogo entre os diversos parceiros, defendendo a existência de um “espaço público da educação” (NÓVOA, 2014: 183-184) e a construção de um novo contrato educativo em que a responsabilidade pela Educação decorra de processos deliberativos e partilhados entre universidades, órgãos locais de governo, associações e cidadãos.

Texto: Ana Isabel Madeira (2020)

Referências Bibliográficas