Publicações MRIR

Indicadores de Realização 

A – Publicações científicas

A1 – Livros ou capítulos de Livro 

ADÃO, Áurea (2019). A imagem da criança nos discursos políticos dos primeiros tempos do Estado Novo (1934-1948). In Carina Infante do Carmo & Violante F. Magalhães (Coord.), Neorealismo e Infância (pp.299-323). Lisboa: Edições Cobri.

ADÃO, Áurea (2019). Os professores de Ensino Primário debatem em conjunto as suas preocupações pedagógicas: De finais da Monarquia Constitucional à Primeira República. In Ernesto Candeias Martins (Coord. Org.), António F. Faria de Vasconcelos, nos meandros do Movimento Escola Nova: Pioneiro da Educação do Futuro, (pp.187-206). Castelo Branco: CMCB.

HENRIQUES, Raquel Pereira (2020). Castanheira – Gente que resiste. História e património cultural das povoações da Serra do Açor. Lisboa: Edições Colibri. (ISBN 978-989-689-985-1)

CABELEIRA, Helena; CARVALHO, Carolina & MADEIRA, Ana (2020). Memórias do tempo futuro: Envelhecimento, Intergeracionalidade e Educação no Centro de Portugal.  In Zélia  Arruda Santiago, Rómulo Mangueira & José Jorge Casimiro (Orgs.), Universidade, Comunidade e Escola: Tecendo Aprendizagens nos diálogos intergeracionais. Santa Catarina: Livrologia [submetido em Julho 2020];

.

A2 – Artigos em Revistas Internacionais 

MAGALHÃES, Justino (2020). Educação e modernização do Sertão – município, escola, cidade. Antíteses, 13 (25): 700-721.

MANIQUE, Carlos (2020). A habitação do professor primário em meio rural durante a I República Portuguesa (1910-1926): análise de projetos de escolas e residências. Cadernos de História da Educação, 19(3): 707-722. 

OOSTERBEEK, Luiz, (2020). “Tricks of perception and the role of arts and humanities”. HAS – Humanities, Arts and Society – Big data and singularities. Creativity as a basis for rethinking the Human condition. 1 (Jun): 29-36.

A3 – Artigos em revistas Nacionais 

OOSTERBEEK, Luiz, MORAIS, Margarida & PEREIRA, Anabela (2018). Espaços de memória em Mação: Preservação da identidade local. Zahara: Revista de História Local, 32 (Nov.): 74 – 83.

OOSTERBEEK, Luiz (2018). Gestão Pública do Património Cultural. Recentrar o paradigma. Al-madan, 22 (Nov. – II Série): 105-115. 

MADEIRA, Ana Isabel, SILVA, António Manuel & CABELEIRA, Helena (2020). Resgatar Memórias Escolares. ZAHARA: Revista de História Local, 35 (Julh): 114-125. (ISSN: 1645-6149).

.

S/N – Artigos em publicações de Imprensa regional/local

MADEIRA, Ana Isabel (2018). Memórias Resgatadas, identidades reconstruídas: A escola em meio rural. Jornal Voz da Minha Terra, Ano XLVI, nº528, 25 Julho 2018, p. 24.

OOSTERBEEK, Luiz (2020). O Médio Tejo é viável sem a globalização? Jornal Novo Almourol (Nov.), p.11.

.

B – Comunicações

B1 – Comunicações em Encontros Científicos Internacionais 

CABELEIRA, Helena (aceite), “Spoken pictures, rescued memories: Building the Audio-visual Archive of rural education in Portugal” – Comunicação submetida a The International Standing Conference for the History of Education (ISCHE 42), (SWG: Material Hermeneutics and Remediation as Challenges in Visual Studies in Histories of Education). Estava previsto decorrer em Örebro (Sweden), 19 a 22 de Agosto de 2020. [Foi adiado para Junho 2021].

CRUZ, Clara (aceite), “História da Educação e Intervenção Sócio-Educativa: Contributos para a construção de um Currículo de História Local” – Comunicação submetida ao XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação (CIHELA). Estava previsto decorrer em Lisboa (IEUL), 20 a 23 de julho de 2020. [Foi adiado para a mesma data em 2021]

HENRIQUES, Raquel Pereira (aceite), “33 anos a tentar alterar práticas educativas em Portugal. Os documentos curriculares oficiais (1986-2019)” – Comunicação submetida ao XII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação (COLUBHE). Estava previsto decorrer em Cuiabá (Brasil), 23 a 26 de Junho. [Foi adiado para os dias 23 a 26 Fevereiro de 2021].

HENRIQUES, Raquel Pereira (aceite), “Nascem novas necessidades e exigências. Que História, que Educação e que Cidadania, 124 anos depois de Jaime Moniz?” – Comunicação submetida ao XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação (CIHELA). Estava previsto decorrer em Lisboa (IEUL), 20 a 23 de julho de 2020. [Foi adiado para a mesma data em 2021]

MADEIRA, Ana Isabel (2018-03-15). “Schooling Memories in rural spaces: Briefing the project  ‘Rescued memories, reconstructed identities’”. Paper presented at the V Apheleia International Seminar, Tangibility: Designing Future Landscapes. Mação: Centro Cultural Elvino Pereira.

MADEIRA, Ana Isabel  (2019-07-19). “Schooling Memories in rural spaces: Briefing the project ‘Rescued memories, reconstructed identities’”. Paper presented at the 41st annual conference of The International Standing Conference for the History of Education (ISCHE), Spaces and Places of Education. Porto:  FPCEUP. 

MADEIRA, Ana Isabel (2020-01-17). “Rescued memories, (Re)constructed identities: Schooling experiences and local education dynamics”. Paper presented at the 2º Seminario Nazionale PRIN: “Le forme della memoria scholastica: Primi interventi in âmbito nazionale e uno sguardo internazionale”, (panel presided by Carmela Covato). Itália, Roma: Università degli Studi Roma Tre.

MADEIRA, Ana (aceite), “Memórias da escola portuguesa: contributo para o estudo dos processos de alfabetização e escolarização em meio rural (meados do século XX)”. Comunicação submetida ao XIV Congresso Iberoamericano de História da Educação (CIHELA). Estava previsto decorrer em Lisboa (IEUL), 20 a 23 de julho de 2020. [Foi adiado para os mesmos dias em 2021]

MADEIRA, Ana (aceite), “Nation and Empire during the Portuguese ‘Estado Novo’: The use of iconography in educational reforms” – Comunicação submetida a The International Standing Conference for the History of Education (ISCHE 42), (SWG: Material Hermeneutics and Remediation as Challenges in Visual Studies in Histories of Education). Estava previsto decorrer em Örebro (Sweden), 19 a 22 de Agosto de 2020. [Foi adiado para Junho 2021]

MADEIRA, Ana & CABELEIRA, Helena (aceite), “History of Education seen from the grassroots: Places of memory, school heritage and local education dynamics” – Comunicação submetida a The International Standing Conference for the History of Education (ISCHE 42), (Strand: New social educational histories from emerging margins of society). Estava previsto decorrer em Örebro (Sweden), 19 a 22 de Agosto de 2020. [Foi adiado para a Junho 2021].

.

B2 – Comunicações em Encontros Científicos Nacionais 

CARVALHO, Carolina (2019-12-13). “Envelhecimento Activo: compromisso entre gerações”, Comunicaçãoapresentada ao “Encontro Sénior” – Conferência organizada pelo Projecto MRIR, em parceria com a Universidade Sénior de Proença-a-Nova e o Pólo de Sobreira Formosa. Proença-a-Nova: Auditório da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.

CRUZ, Clara (2020-09-12), “A História Local como recurso pedagógico: perspetivas, contributos e desafios” – Comunicação submetida ao XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): Liberdade, Equidade e Emancipação, Porto [Previsto para 16-18 Julho 2020. Foi adiado e realizou-se a 10-12 Setembro 2020 na modalidade online]. Livro de Resumos, pp. 325-26 (ISBN: 978-989-95390-2-0).

MADEIRA, Ana (aceite), “Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Envelhecimento, Intergeracionalidade e Educação em meio rural” – Comunicação submetida ao Congresso Internacional: Animação Sociocultural, Geriatria, Gerontologia e novos paradigmas do envelhecimento, que estava previsto decorrer em Proença-a-Nova, 7-9 Maio 2020. [Foi adiado para 18-10 Março 2020; Nova data: Setembro 2021].

MAGALHÃES, Justino (2019-10-24). “Educação e Desenvolvimento. Contributo para a história de formação de professores em Leiria”. Conferência no âmbito da comemoração dos 40 anos da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Leiria: ESECS.

MAGALHÃES, Justino (2020-09-12), “Razão e Liberdade: matriz do institucional escolar” – Comunicação em Mesa redonda (a convite da organização, subordinada ao tema: Razão, Liberdades, Direito e Inclusão em Educação), no XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE): Liberdade, Equidade e Emancipação, Porto. [Previsto para 16-18 Julho 2020. Foi adiado e realizou-se 10-12 Setembro 2020 na modalidade online].

OOSTERBEEK, Luiz (2020-09-09), “Mação: Foco na Cidadania. Formalizar dinâmicas de integração, adaptação e transformação”, Comunicação apresentada na VI Conferência Anual de Educação: A cidade como espaço de aprendizagem ao longo da vida, Setúbal, 9 de Setembro 2020.

SILVA, António (2019-12-06). “Memórias Resgatadas, Identidades Reconstruídas: A escola em meio rural”, Comunicação apresentada nas XVII Jornadas de História Local – CHELA, Abrantes: Edifício Pirâmide.

.

D – Organização de seminários e conferências

MADEIRA, Ana (Org.). (2020), “História, Memória, Educação”, Seminários integrados na oferta curricular(ano lectivo 2019/20) da Licenciatura em Educação e Formação – Área de Investigação e Ensino de Políticas de Educação e Formação (13 sessões teórico-práticas), Fev.-Jun., 2020. Lisboa: IEUL.

NOTA: No âmbito do projecto MRIR, a coordenação organizou seminários integrados na oferta formativa do IEUL, no ano lectivo 2019/20 (Unidade Curricular, Opção, 3º ano, Licenciatura em Educação e Formação – Área de Investigação e Ensino de Políticas de Educação e Formação). O programa da Unidade Curricular encontra-se disponível online (no sitio do IEUL), e constou de 13 sessões teórico-práticas (3 h semanais) que foram realizadas entre Fevereiro e Junho de 2020, na modalidade à distância (por razões de reorientação estratégica relacionadas com a crise epidémica). As temáticas da UC estão centradas, justamente, no núcleo teórico e metodológico do projecto e nos exemplos empíricos extraídos da concretização do projecto MRIR. 

MADEIRA, Ana, SILVA, António & CABELEIRA, Helena (Orgs.). (2019-12-13), “Encontro Sénior – Envelhecimento Activo: compromisso entre gerações”, Conferência organizada pelo Projecto MRIR, em parceria com a Câmara Municipal de Proença-a-Nova/ USPN. Proença-a-Nova/ Sobreira Formosa: Auditório da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova e Museu Etnográfico Isilda Martins.

NOTA: Integrado na oferta curricular da Universidade Sénior de Proença-a-Nova e do Pólo de Sobreira Formosa, no ano lectivo 2019-20, este evento contou com a participação de cerca de 60 alunos da USPN/SF, com a participação e patrocínio dos parceiros locais e respectivos responsáveis autárquicos. Foi amplamente divulgado nos meios de comunicação local: rádio e imprensa.

.

E – Formação Avançada

MADEIRA, Ana (2019-11-15), “Memórias Resgatadas, Identidades Reconstruídas: Cidadania activa e Aprendizagem ao Longo da Vida” – Comunicação apresentada no Seminário Transdisciplinar (Área de Investigação e Ensino de Políticas da Educação, UIDEF-IEUL). Lisboa: IEUL.

NOTA: Estes Seminários Transdisciplinares estão integrados na oferta curricular de Formação Avançada do IEUL (e são propostos pelos coordenadores das Áreas de Investigação e Ensino ao Presidente do Conselho Científico), são espaços privilegiados de diálogo sobre a investigação que os seus docentes/investigadores vêm concretizando. Destinam-se aos estudantes do Doutoramento em Educação e estão abertos a estudantes dos programas intercalares de doutoramento e de pós-doutoramento.

.

M – bases de dados curadas

Banco de Memórias (Entrevistas & Espólios documentais), no âmbito da Actividade 1.

Directório da Imprensa Regional (Educação e Cultura na região do PIS), no âmbito da Actividade 3.

Inventário de Biografias (Personalidades locais e instituições de ensino da região do PIS), no âmbito da Actividade 4.

NOTA: Estas bases de dados encontram-se em construção até ao final do Projecto (Setembro 2021) e estão a ser disponibilizadas online a partir do Website do Projecto MRIR.

.

N – Integração do conhecimento em actividades de formação superior

MAGALHÃES, Justino (2020-06-20), “Instituição Educativa e Desenvolvimento Local: Efeito, Memórias, História”. Comunicação apresentada no Seminário de Pesquisa on-line, organizado pelo Grupo de Investigação NEPHEL (Núcleo de Extensão e Pesquisa em História, Educação, Linguística e Literatura), Universidade de Pernambuco, Campus de Petrolina e pelo GEPHESF (Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Educação no Sertão de São Francisco), Virgínia Ávila (coord.), Brasil (realizado na modalidade online). 

OOSTERBEEK, Luiz (2020-07-17), “Património e dinâmicas territoriais em tempos de pandemia”, Comunicação apresentada ao II JIFPEP – Jornada Interdisciplinar de Formação de Professores em Educação Patrimonial do projeto Geoparque Quarta Colônia: Patrimônio e Dinâmicas Territoriais em Tempos de Pandemia, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil, (realizado na modalidade online – Webinar).

SILVA, António (Org.), (2019-20), “História Local e Regional” – Palestras integradas na oferta curricular da Universidade Sénior de Proença-a-Nova, (18 sessões teóricas), Casa das Associações, Proença-a-Nova, Out.2019-Mar.2020. 

SILVA, António (Org.), (2019-20), “História Local e Regional” – Palestras integradas na oferta curricular da Academia Sénior da Sertã, (11 sessões teóricas), Escola Primária de Sto António, Sertã, Out.2019-Mar.2020. 

SILVA, António (Org.), (2019-20), “História Local e Regional” – Palestras integradas na oferta curricular da Universidade Sénior de Mação, (10 sessões teóricas), Centro de Formação (CFM), Mação, Out.2019-Mar.2020. 

SILVA, António (Org.), (2019-20), “História Local e Regional” – Palestras integradas na oferta curricular da Universidade Sénior de Vila de Rei, (10 sessões teóricas), Biblioteca Municipal, Vila de Rei , Out.2019-Mar.2020.

Estão a ser planeadas as acções de formação em História e Património Local. Esta actividade insere-se no eixo “Educação” do projecto MRIR (Actividade 6) e deverá ocorrer entre Abril de 2021 e Setembro de 2021. Esta actividade inclui a organização de um plano de formação, tendo em conta os interesses dos profissionais envolvidos, e de acordo com a inserção dos professores na região do Pinhal Interior Sul sobre o Património Histórico e Cultural das várias comunidades. Em resultado do trabalho realizado nesta actividade será possível conceber um programa de formação contínua dirigido a professores do ensino básico e secundário, tendo como objecto central a disseminação de conteúdos relacionados com a “História Local” e a produção de materiais de apoio à prática docente e ao desenvolvimento de actividades em sala de aula sobre temas e formas de abordar a História Local, em articulação com as orientações programáticas nacionais. Trata-se de um projecto inovador integrado nas vertentes da Autonomia e Flexibilidade Curricular (Decreto-Lei 55/2018) e dos Planos de Inovação (Portaria 181/2019).

NOTA: A equipa do projecto está a trabalhar na elaboração dos conteúdos que serão disponibilizados no website do projecto ao longo dos próximos meses. Tratam-se de conteúdos ligados à história e ao património da região do Pinhal Interior Sul, envolvendo os concelhos de Mação, Vila de Rei, Sertã, Proença a Nova e Oleiros.