Sobre nós / About us

O Projecto de Investigação “Memórias resgatadas, identidades (re)construídas: Experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais” – MRIR (Concurso 02/SAICT/2017, Referência do Projecto: PTDC/CED-EDG/29091/2017), tem por objectivo contribuir para o exercício de uma cidadania activa e para a construção de processos de aprendizagem ao longo da vida, apoiado na exploração da memória e do património histórico local relacionados com a educação, o ensino e a escola em meio rural. Pretende-se, através do resgate de testemunhos orais e escritos, por intermédio de entrevistas e de autobiografias, fixar em fonte para memória futura as experiências de vida relacionadas com a cultura escolar.

O projecto procura constituir uma Memória da Educação ao nível local, identificando o património material e imaterial associado à Educação e ao Ensino (edifícios, iconografia, biografias de pedagogos e professores, efemérides, museus escolares, imprensa local e regional, estatística escolar, visitas de estudo), e está direccionado para a produção de currículos de história local e para a organização de um programa de formação de professores envolvendo os actores locais (cidadãos, especialistas em história local, professores e investigadores) e os parceiros institucionais (Universidades e Instituições de Ensino Superior, Associações de Desenvolvimento Local e Centros de Formação de Associação de Escolas), da zona geográfica de Pinhal Interior Sul.

O projecto desdobra-se em três eixos que se articulam entre si:

1) Construção de fontes históricas fundada na recolha, sistematização e produção de conhecimento sobre experiências de escolarização que designamos como eixo Memória;

2) Identificação do património histórico da educação ao nível da cultural local que denominamos eixo Património;

3) Produção de materiais (programas, currículos e módulos temáticos) associados ao ensino e à formação no domínio da história local que denominamos como eixo Educação. Para além da construção de currículos destinados ao ensino formal (ensino básico e secundário), esta dimensão do projecto contempla a produção de materiais susceptíveis de serem utilizados na promoção turística através da criação de conteúdos sobre história local associados a rotas e circuitos temáticos, articulando o turismo em espaço rural com a vertente histórica e cultural.

Através dos objectivos e resultados que se propõe alcançar o projecto vai ao encontro de um conjunto de eixos prioritários propostos no Programa Operacional Regional do Centro 2014-2020 (CRER 2020). A valorização da região e do local como fonte histórica, a promoção da identidade regional/local e a promoção de aprendizagens intergeracionais em torno da temática das experiências de escolarização permitem construir um espaço de participação cívica e reconstrução identitária que se articula com o desenvolvimento do potencial humano ao nível regional e com o investimento em conhecimento transferível para a melhoria das condições de vida da população.

The research project “Rescued Memories, (Re)Constructed Identities: Schooling experiences, heritage and local education dynamics” – MRIR (Contest 02/SAICT/2017, Project reference: PTDC/CED-EDG/29091/2017), aims at contributing to the practice of an active citizenship and to the building of lifelong learning processes, sustained by the exploration of memory and the local historical heritage related to education and schooling in the rural environment. In concrete terms we aim, through the gathering of oral and written testimonies (namely, in depth interviews and autobiographies), to fix as sources for future memory the life experiences of peoples relating to their school culture. 

The project seeks also to build a Memory of Education at the local level, identifying the material and immaterial heritage associated with education and teaching (buildings, iconography, biographies of pedagogues and teachers, ephemeris, school museums, local and regional press, school statistics, study visits and tours), and it is directed towards the production of a local history curriculum and to the organization of a teacher training program involving local actors (citizens, specialists in local history, teachers and researchers) and institutional partners (universities and institutions of higher education, local development associations and teachers training centers), within the geographic area of Pinhal Interior Sul (PIS).

The project, thus, unfolds in three inter-articulated axes:

1) The building of historical sources founded on the gathering, collection, systematization and production of knowledge about schooling experiences, which we name as Memory axis;

2) The identification of the historical educational heritage at the local cultural level, to which we refer as Heritage axis;

3) The production of tangible materials (programs, curriculum and thematic modules) associated with teaching and teacher’s training in the field of local history, that we call the Education axis. In addition to the construction of curricular contents aimed at formal practices of education (basic and secondary education cycles), this dimension of the project contemplates the production of materials susceptible of being used in touristic promotion through the creation of local history contents associated with thematic circuits and routes, articulating tourism in the rural space with the historical and cultural dimensions of this specific geographic area.

The objectives and results targeted by the project meet a number of priority axes set by the Regional Operational Programme of the Centre 2014-2020 (CRER 2020). The valorization of ‘the regional’ and ‘the local’ as a historical source, the promotion of regional/local identity and the promotion of intergenerational learning around the theme of schooling experiences allows the furthering of a dialogue that is crucial for knowledge transfer and to safeguard experience-based personal knowledge which is transferable to community development. On the other hand, by establishing communities of practice, the project proposes to develop research, knowledge production and teacher training networking activities, enabling the creation of innovative dynamics, and bringing forward an active citizenship and community cohesion through the sharing of cultural-educational experiences. In short, project MRIR aims to become itself a space of/for civic participation and identity (re)construction that articulates with the development of human potential at regional level, and with the investment in transferable knowledge to improve the living conditions of the population.

Membros da equipa de investigação / Research Team

Ana Isabel Câmara Dias Madeira (IEUL) investigadora responsável

Justino Pereira de Magalhães (IEUL) co-investigador responsável

Luiz Miguel Oosterbeek (IPT)

Áurea do Carmo da Conceição Adão (IEUL)

Ernesto Candeias Martins (IPCB)

Carlos Miguel de Jesus Manique da Silva (IEUL)

Raquel Pereira Henriques  (IEUL)

António Manuel Martins da Silva  (IEUL)

José David Gomes Justino (IEUL)

Maria Clara Monteiro Freire da Cruz (IEUL)

Paulo Alexandre Stêvão Grande Candeias  (IEUL)

Carolina Fernandes de Carvalho  (IEUL)

Helena M. dos Reis Cabeleira (IEUL) investigadora contratada

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Entidades beneficiárias (proponente & co-promotoras) / Beneficiaries (principal contractor & partners)

Instituto de Educação da Universidade de Lisboa proponente

Instituto Politécnico de Tomar co-promotor

Instituto Politécnico de Castelo Branco co-promotor